Intimidade negociada: a percepção dos cuidadores de idosos na perspectiva da economia do care

Autores

  • Jandir Pauli PPG em Administração
  • Carla Goergen PPGA Administração, IMED
  • Elisa Helena Goldoni PPGA Imed

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.376-399

Palavras-chave:

Cuidadores, Cuidado do Idoso, Mercado de trabalho.

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender os efeitos das transações monetárias na relação entre idosos e seus cuidadores. A partir desse propósito foi realizada uma pesquisa empírica de caráter qualitativo com cuidadores autônomos ou vinculados a instituições asilares. A orientação teórica teve como base os conceitos de economia do care de Viviana Zelizer (2005), propondo que as relações econômicas são atravessadas pela intimidade, exigindo dos envolvidos um esforço para estabelecer “boas combinações” entre dinheiro e laços afetivos. Os resultados mostram que essas relações, embora funcionem como “arenas de trabalho” na tentativa de ajuste entre intimidade e dinheiro, não podem ser consideradas como “boas combinações” no sentido pleno, uma vez que os cuidadores não fazem a demarcação precisa da função do dinheiro, gerando frustração e indicativos de adoecimento psíquico, uma vez que as exigências de dedicação e altruísmo estão superdimensionadas.

Biografia do Autor

Jandir Pauli, PPG em Administração

Pós-doutorado em Sociologia Econômica pela Université Paris IV - Sorbonne, Doutorado em Sociologia pela UFRGS com estágio doutoral na Université Paris IV - Sorbonne, Mestrado em Sociologia pela UFRGS, Licenciado em Filosofia pela UPF e Bacharel em Filosofia pelo IFIBE. Desde 2006 é Professor Titular III na Faculdade Meridional (IMED) com atividades na graduação, MBAs e no programa de pós-graduação stricto sensu em Administração, onde ocupa, atualmente, a função de vice-coordenador. Como pesquisador, atua nos grupos de pesquisa CNPq: "Estudos Organizacionais Contemporâneos" (PPGA-IMED), "Trabalho na sociedade contemporânea" (PPGS-UFRGS) e no "Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Trabalho" (UPF). Em suas pesquisas desenvolve temas relacionados ao comportamento humano nas organizações, sociologia do trabalho e sociologia econômica.

Carla Goergen, PPGA Administração, IMED

Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Gestão de Pessoas. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (2002) , Pós Graduação em Recursos Humanos e cursando Mestrado em Administração. Trabalha na UPF - Universidade de Passo Fundo como docente e supervisora da área organizacional. Trabalhou na empresa TW Transportes e Logistica como Gerente de RH e atualmente trabalha também na AGCO.

Elisa Helena Goldoni, PPGA Imed

Mestranda em Administração (PPGA Imed). Possui graduação em Psicologia Habilitação em Formação de Psicologo pela Universidade de Passo Fundo (1989). Atualmente é consultora - Capacitarh Assessoria e Treinamento Em Recursos Humanos, professora da Anhanguera Educacional e Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação da Anhanguera Educacional - Unidade de Passo Fundo. Tem experiência nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade, Gestão Organizacional, Planejamento Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, recursos humanos, treinamento e desenvolvimento de lideranças, planejamento estratégico.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Pauli, J., Goergen, C., & Goldoni, E. H. (2017). Intimidade negociada: a percepção dos cuidadores de idosos na perspectiva da economia do care. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 376–399. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.376-399

Edição

Seção

Artigos