O Sistema de Operação do Serviço de Surfe no Rio de Janeiro

Autores

  • Débora Andrade de Castro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mariza Costa Almeida Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Diogo Frade Braz Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Francisco Sergivan da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Douglas Barreto Carvalho dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.321-347

Palavras-chave:

Surf, mercado, cadeia produtiva, economia.

Resumo

O surf chegou ao Brasil em 1938 fazendo surgir os primeiros surfistas nacionais. Na década de 70 o esporte passou a ter uma estrutura social e de mercado, especificamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, onde se estabeleceram produtores de prancha, importadores de materiais e matéria-prima, criação de campeonatos e eventos esportivos, além das grandes marcas e lojas especializadas no ramo, dando início a uma tendência crescente de geração de novos produtos e serviços. O objetivo deste artigo é analisar sistema de operação do serviço de surf no estado do Rio de Janeiro de forma a entender suas relações complexas e explorar tais conexões com a finalidade de estabelecer futuras possibilidades. Com base nos resultados verificou-se que o Brasil é um mercado consumidor muito forte de mercadorias e serviços relacionados ao surf devido ao clima, população jovem, cuja maioria vive próximo ao litoral, aspectos que são potencializados no Rio de Janeiro. Entre os fatores que contribuem para o desenvolvimento do surf têm-se a sua inserção na mídia não segmentada e em particular a imagem projetada por este esporte como algo jovem e interessante cuja prática relaciona-se a fatores psicológicos como a emoção, o controle do ambiente externo e a superação. Produtos e serviços que que possibilitem ao consumidor superar habilidades físicas e psicológicas visando atingir maior controle destes fatores possuem possibilidades crescentes de negócios e de inovação.

Biografia do Autor

Débora Andrade de Castro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda Engenharia de Produção

Professora Educação Física

Mariza Costa Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Desenvolvimento,Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente está cursando Pós-doutorado, na School of Public Policy, Georgia Institute of Technology, EUA.  Professora Adjunta do Curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Diogo Frade Braz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando Engenharia de Produção

Francisco Sergivan da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando Engenharia de Produção

Douglas Barreto Carvalho dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Castro, D. A. de, Almeida, M. C., Braz, D. F., Silva, F. S. da, & Santos, D. B. C. dos. (2017). O Sistema de Operação do Serviço de Surfe no Rio de Janeiro. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 321–347. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.321-347

Edição

Seção

Artigos