Impactos Socioeconômicos Ocasionados pelo PRONAF para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar

Autores

  • Gabriela Beltrame Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Breno Augusto Diniz Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.87-107

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, PRONAF e propriedade rural

Resumo

A pesquisa tem como objetivo principal analisar os impactos causados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) a vida econômica e social dos agricultores familiares do município de Ijuí/RS, além do desenvolvimento e aperfeiçoamento das atividades nas propriedades rurais, ocasionadas pelo programa. A metodologia utilizada caracteriza-se como uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, com utilização de método de multicasos. Esta pesquisa avalia os benefícios, as dificuldades e as melhorias geradas ao longo do tempo para uma maior geração de renda. Constatou-se que o Pronaf gera ótimos benefícios ao pequeno produtor rural, proporcionando facilidades na sua aquisição e permitindo maiores investimentos e melhorias na propriedade e na terra. No entanto, ele sozinho não gera maiores impactos na vida socioeconômica dos agricultores familiares, visto que a agricultura familiar ainda está a margem do mercado e precisa constantemente buscar alternativas para garantir a sua sustentabilidade.

Biografia do Autor

Gabriela Beltrame, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Administração, na área de Gestão Organizacional da UFSM. Trabalha na linha de pesquisa Sistemas e Mercados, especificamente no Núcleo de pesquisas em Redes.

Breno Augusto Diniz Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV

Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professor da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Beltrame, G., & Pereira, B. A. D. (2017). Impactos Socioeconômicos Ocasionados pelo PRONAF para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 87–107. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.87-107

Edição

Seção

Artigos