O processo decisório na criação de unidades que agregam valor à produção: as agroindústrias familiares

Autores

  • Cristian Rogério Foguesatto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • João Armando Dessimon Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.301-319

Palavras-chave:

agroindustrialização, geração de renda, tomada de decisão

Resumo

Entre outras definições, no cenário brasileiro a agricultura familiar caracteriza-se por seu papel imensurável, levando em consideração questões sociais e econômicas. Porém, nesse contexto, muitos agricultores tomam a decisão de realizarem outras atividades, inclusive não agrícolas, como as atividades agroindustriais. Sendo assim, o objetivo deste estudo é analisar o perfil destes tomadores de decisões, as próprias agroindústrias familiares e identificar os principais determinantes que influenciaram na criação dessas atividades. A pesquisa foi realizada com 72 agroindústrias familiares do estado do Rio Grande do Sul, utilizando métodos quantitativos e qualitativos, e em termos gerais, a perspectiva de aumentar a renda familiar agregando valor à matéria-prima foi o principal motivo para a implementação dessas unidades de produção.

Biografia do Autor

Cristian Rogério Foguesatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Programa de Pós Graduação em Agronegócios/ Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios (PPG Agronegócios/CEPAN) . Graduado em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Rural e Agrícola, atuando nos seguintes temas: agronegócios, sucessão geracional e tomada de decisão na agricultura familiar.

João Armando Dessimon Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Economia Agroalimentar pela Universidade de Córdoba/Espanha (1999). Atuou como extensionista rural de 1980 a 1988. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul atuando na Graduação, no Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e no Pós-Graduação em Agronegócios. Revisor de periódicos nacionais e internacionais. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFRGS. Tem experiência nas áreas de Economia Rural e Extensão Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, tomada de decisão, sistemas de produção, sistemas de informação e bovinocultura de leite.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Foguesatto, C. R., & Machado, J. A. D. (2017). O processo decisório na criação de unidades que agregam valor à produção: as agroindústrias familiares. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 301–319. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.301-319

Edição

Seção

Artigos