Cidade Criativa do Design da Rede UNESCO: evidências e percepções dos turistas em Montreal

Autores

  • Mary Sandra Guerra Ashton Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil
  • Bruna Haubert Universidade Feevale
  • Laura Prodanov Universidade Feevale
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale
  • Margarete Fagundes Nunes Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.352-377

Palavras-chave:

Cidades Criativas, Criatividade, Desenvolvimento, UNESCO, Montreal

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar e evidenciar os aspectos que levaram a cidade de Montreal – Canadá, a receber o título de Cidade Criativa do Design, pela Rede Mundial da UNESCO em 2006. Após evidenciar os aspectos que contribuíram com o título, realizou-se um estudo de caso para validar estas características, a partir da percepção de turistas. A partir do levantamento bibliográfico, da caracterização de Montreal, e da aplicação dos questionários aos visitantes da cidade, apresentam-se os resultados obtidos que apontam as atividades desenvolvidas por Montreal que contribuíram com seu título de Cidade Criativa do Design, assim como as percepções dos turistas.

Biografia do Autor

Mary Sandra Guerra Ashton, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil

Doutora em Comunicação Social, PUCRS. Mestre em Comunicação Social. Especialista em Gestão do Turismo. Bacharel em Turismo, PUCRS. Pesquisadora e Professora nos Cursos de Turismo e no Mestrado em Indústria Criativa, na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS, Brasil. E-mail: marysga@feevale.br

Bruna Haubert, Universidade Feevale

Mestranda em Indústria Criativa, na Universidade Feevale. Graduada em Administração de Empresas, pela Universidade Feevale, Brasil.

Laura Prodanov, Universidade Feevale

Mestranda em Indústria Criativa, na Universidade Feevale. Graduada em Moda, pela Universidade Feevale.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS. Pesquisador e Professor Adjunto na Universidade Feevale. Docente no Curso de Administração e no Mestrado em Indústria Criativa na Universidade Feevale.

Margarete Fagundes Nunes, Universidade Feevale

Doutora em Antropologia Social pela UFSC. Pesquisadora e docente nos Programas Diversidade Cultural e Inclusão Social e Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

Downloads

Publicado

2016-10-18

Como Citar

Ashton, M. S. G., Haubert, B., Prodanov, L., Schreiber, D., & Nunes, M. F. (2016). Cidade Criativa do Design da Rede UNESCO: evidências e percepções dos turistas em Montreal. Desenvolvimento Em Questão, 14(36), 352–377. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.352-377

Edição

Seção

Artigos