Aglomerações de Serviços: Um Estudo das Especializações Regionais no Brasil na Perspectiva dos Processos Econômicos

Autores

  • Felix Hugo Aguero Diaz Leon Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Dimaria Silva e Meirelles Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • José Carlos Thomaz Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.70-103

Palavras-chave:

Aglomeração de serviços, setor terciário, concentração setorial

Resumo

A aglomeração geográfica de serviços é tema pouco explorado na literatura brasileira. Os estudos realizados partem de critérios de classificação que não refletem a diversidade do setor de serviços bem como a interação deste com as atividades de indústria. Diante disso, o objetivo deste artigo foi realizar um mapeamento da localização das atividades de serviço na região Sudeste do Brasil de maneira sistemática, baseado numa proposta de classificação dos serviços de acordo com o processo econômico ao qual estão relacionados. Sendo assim, a principal contribuição deste artigo é uma metodológica classificatória.  Propõe-se um modelo de classificação das aglomerações de acordo com as categorias de serviço puro, de transformação e de troca e circulação. Foi identificado um total de 12.201 aglomerados de serviços no Brasil; a maioria (60%) refere-se à categoria de serviço puro, seguido da categoria de serviços de troca e de circulação, com (27%), e serviços de transformação, com (13%). Sob a perspectiva das macrorregiões, a região sudeste possui a maior representatividade, com um total de 5.287 aglomerações, representando 43% do total das aglomerações. Nesta região, as três categorias de serviço apresentam participação significativa, ao contrário das demais regiões, o que confirma o elevado grau de desenvolvimento da base econômica da região, uma vez que quanto maior a composição dos setores, mais desenvolvida é a economia local. Neste sentido, as principais descobertas deste estudo explicam a força econômica das atividades de serviço nas regiões sudeste do país, com destaque para os grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Biografia do Autor

Felix Hugo Aguero Diaz Leon, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie). Mestre em Administração pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Graduado em Administração pelas Faculdades Metropoloitanas Unidas (FMU). Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie) e Universidade Nove de Julho (Uninove)

Dimaria Silva e Meirelles, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora e mestre em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora Adjunta da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie). 

José Carlos Thomaz, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorado e Mestre em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie). Graduado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie). 

Downloads

Publicado

2017-08-11

Como Citar

Leon, F. H. A. D., Meirelles, D. S. e, & Thomaz, J. C. (2017). Aglomerações de Serviços: Um Estudo das Especializações Regionais no Brasil na Perspectiva dos Processos Econômicos. Desenvolvimento Em Questão, 15(40), 70–103. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.40.70-103

Edição

Seção

Artigos