Avaliação do Desempenho Ambiental do Aproveitamento do Biogás em Fecularias de Mandioca no Estado do Paraná

Autores

  • Celso Eduardo Guimarães Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Cláudia Echevenguá Teixeira Uninversidade Nove de Julho - Uninove Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT
  • Cláudia Brito Silva Cirani Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Mario Roberto dos Santos Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.171-202

Palavras-chave:

Avaliação de Desempenho Ambiental, Biogás, Ecoinovação, Indicadores de Desempenho Ambiental, Inovação.

Resumo

O processo produtivo da mandioca gera resíduos com altas cargas orgânicas e componentes tóxicos. As indústrias desse setor tratam esses resíduos, na maioria das vezes, em lagoas de estabilização anaeróbias onde se formam o biogás, um gás poluente que, se liberado para atmosfera de forma indiscriminada, pode impactar no efeito estufa. Entretanto, o biogás pode ser recuperado dessas lagoas por meio da tecnologia de biodigestores e, por sua vez, aproveitado para alimentar as caldeiras em substituição a lenhas nessas indústrias, gerando energia e diminuindo os impactos ao meio ambiente. O objetivo deste artigo foi, então, avaliar o desempenho ambiental da tecnologia de aproveitamento energético de biogás em indústrias processadoras de mandioca paranaenses, por meio de indicadores selecionados a partir do protocolo da Global Reporting Initiative (GRI). Foram selecionados indicadores relacionados aos aspectos consumo de materiais, emissões atmosféricas, consumo de água e de energia e emissão de efluentes. Assim, o método de pesquisa foi qualitativo, com utilização de valores quantitativos para os indicadores de desempenho em estudo de casos em três fecularias paranaenses. As principais conclusões deste trabalho sugerem que o sistema de aproveitamento de biogás apresenta vantagens ambientais positivas, tais como diminuição de uso de lenha pelas empresas e redução das emissões atmosféricas de gases de efeito estufa. Uma das empresas economizou 95% de lenha e em todos os casos houve melhoria de desempenho operacional das empresas avaliadas. A pesquisa mostrou que o aproveitamento de biogás em operações de agronegócios é uma iniciativa inovadora e apresentou resultados práticos expressivos.

Biografia do Autor

Celso Eduardo Guimarães, Universidade Nove de Julho - Uninove

Aluno de mestrado em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Universidade Nove de Julho

Cláudia Echevenguá Teixeira, Uninversidade Nove de Julho - Uninove Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT

Doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Sherbooke (2001), Canada. Mestre em Engenharia Civil, área de concentração em recursos hídricos e saneamento pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Bióloga pela Universidade de Caxias do Sul (1989). Pós-doutorado pela Universidade do Estado do Arizona (2008). Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho UNINOVE. Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Possui experiência em gestão ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação ambiental de processos e produtos e gerenciamento de resíduos sólidos.

Cláudia Brito Silva Cirani, Universidade Nove de Julho - Uninove

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo - ESALQ / USP (2009), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (2003). Atualmente é pesquisadora docente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - PPGA / UNINOVE.

Mario Roberto dos Santos, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP, especialização em gestão de projetos com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas - FGV, Programa Formação Gerencial FEA-USP, Professor, Engenheiro com Graduação em Engenharia Elétrica modalidade Eletrônica pela Escola de Engenharia Mauá do Instituto Mauá de Tecnologia e especialização profissional em telecomunicações.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Guimarães, C. E., Teixeira, C. E., Cirani, C. B. S., & Santos, M. R. dos. (2017). Avaliação do Desempenho Ambiental do Aproveitamento do Biogás em Fecularias de Mandioca no Estado do Paraná. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 171–202. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.171-202

Edição

Seção

Artigos