No dizer das vozes locais: revisitando a experiência de Montes Claros/MG com incentivos fiscais federais nos anos 1960-1980

Autores

  • Felipe Fróes Couto Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade Estadual de Montes Claros
  • Ivan Beck Ckagnazaroff Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Michelle Pereira Evangelista Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Carla Vieira Silva Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.60-102

Palavras-chave:

Incentivos Fiscais, Norte de Minas Gerais, Desenvolvimento Local,

Resumo

O presente artigo visa analisar a experiência de Montes Claros/MG com a política de incentivos fiscais da SUDENE a partir da década de 1950, a partir de dados secundários e relatos dos atores sociais relevantes. Optou-se pela utilização de uma pesquisa descritiva em relação aos fins, e de campo em relação aos meios. Como técnica de pesquisa propôs-se utilizar um estudo de caso. Foram entrevistados 40 representantes de instituições locais relevantes. Concluiu-se que a redistribuição espacial da atividade econômica advindo da macropolítica de incentivos fiscais, ao desconsiderar o nível local de interação entre os diferentes agentes, criou efeitos inesperados. Na análise do presente caso, o efeito inesperado da política de incentivos fiscais federal foi a falta de preparo do empresariado local para gerenciar adequadamente os recursos federais direcionados ao município. Isso resultou em uma série de experiências de fracasso na região que deram origem ao “cemitério de indústrias”.

Biografia do Autor

Felipe Fróes Couto, Universidade Federal de Minas Gerais / Universidade Estadual de Montes Claros

Professor de Educação Superior da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Graduado em Administração (2010) pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES. Mestre (2015) e Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Ivan Beck Ckagnazaroff, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Ciencias Administrativas e do Cepead da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988) e doutorado em Doctoral Programme Aston Business School - Aston University (1993).

Bárbara Michelle Pereira Evangelista, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Discente do Curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG).

Carla Vieira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Discente do Curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA-UFMG).

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Couto, F. F., Ckagnazaroff, I. B., Pereira Evangelista, B. M., & Silva, C. V. (2016). No dizer das vozes locais: revisitando a experiência de Montes Claros/MG com incentivos fiscais federais nos anos 1960-1980. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 60–102. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.60-102

Edição

Seção

Artigos