O Papel das Fontes de Conhecimento Externo no Processo de Inovação da Micro e Pequena Empresa

Autores

  • Glessia Silva Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão
  • Antonio Luiz Rocha Dacorso Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.231-261

Palavras-chave:

Inovação, Fontes de Conhecimento Externo, Micro e Pequenas Empresas

Resumo

A inserção de fontes de conhecimento externo no processo de inovação das organizações tem feito com que muitas empresas obtenham bons resultados de inovação e elevado desempenho de mercado. Entre elas estão as micro e pequenas empresas, que têm demonstrado sucesso na utilização dessas fontes e apresentam peculiaridades em seu uso. Diante do exposto, este estudo buscou compreender o papel das fontes de conhecimento externo no processo de inovação da micro e pequena empresa, partindo da análise das fontes de conhecimento externo acessadas e de sua utilização nas estratégias de inovação dessas empresas. Trata-se de um estudo de múltiplos casos em sete empresas com práticas de inovação. Como resultados, seis empresas demonstraram utilizar as fontes de conhecimento externo em seu processo de inovação, por meio das quais venceram os obstáculos ou desafios que as fizeram buscar o modelo de inovação aberta como modelo de negócio e se destacaram no mercado. Além disso, os resultados apontaram que as micro e pequenas empresas não só utilizam o conhecimento externo em suas estratégias de inovação, como conseguem formar um processo de inovação efetivo por meio dessas fontes, com inovações significativas para o mercado e elevação do desempenho organizacional.

Biografia do Autor

Glessia Silva, Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão

Doutoranda em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, na Escola de Administração de Empresas de São Paulo - FGV/EAESP, na linha de pesquisa Gestão de Operações e Competitividade. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Sergipe, na linha de pesquisa Inovação e Tecnologia (2013). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Lecionou na Universidade Federal de Sergipe como professora substituta do Departamento de Administração, nas disciplinas de custos, finanças e produção. Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Alagoas, Campus do Sertão, na área de estudo Gestão Empresarial.

Antonio Luiz Rocha Dacorso, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro industrial mecânico com especialização em engenharia da Qualidade (PECE/USP-1997), mestrado e doutorado em Administração (FEA/USP-2000/2005). Após atuar durante 23 anos em indústrias químicas e petroquímicas de grande porte, nas áreas de produção, manutenção, engenharia e diretoria industrial, dedica-se, desde 1997, à pesquisa e docência em Administração. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, UFS, Campus de Itabaiana, Departamento de Administração. Áreas de pesquisa: Análise de Decisão, Decisões Naturalísticas, Inovação, Operações. Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual.

Downloads

Publicado

2016-11-30

Como Citar

Silva, G., & Dacorso, A. L. R. (2016). O Papel das Fontes de Conhecimento Externo no Processo de Inovação da Micro e Pequena Empresa. Desenvolvimento Em Questão, 14(37), 231–261. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.231-261