Dimensões Políticas da Ação Ambiental: Um Estudo de Caso

Autores

  • Talita Ravagnã Piga Docente e Coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI/ PR.
  • Sonia Regina Vargas Mansano Docente do Programa de Pós-graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.294-319

Palavras-chave:

Política Pública Ambiental, Governamentalidade, Micropolítica

Resumo

A sustentabilidade ambiental é uma noção recentemente elaborada que ganhou importância mundial. Tomando em análise a expansão desse debate, o presente trabalho busca investigar algumas dimensões políticas presentes nas ações ambientais. Para isso, utilizou-se como norteador teórico o conceito de governamentalidade, elaborado pelo filósofo Michel Foucault, buscando articulá-lo às políticas governamentais de preservação do meio ambiente. Na parte empírica, buscou-se analisar o envolvimento de agentes sociais que, atuando na esfera local, começam a expor sua preocupação com a natureza, difundindo práticas de conservação em uma dimensão micropolítica.  Para isso, esta pesquisa, de base qualitativa, coletou depoimentos sobre a história oral de uma banda punk que evidencia, em sua produção musical, as questões ambientais que assolam nosso país. Como conclusão parcial, nota-se que a aproximação entre conhecimento acadêmico e saberes cotidianos delineia-se como um desafio e como oportunidade de produzir práticas transformadoras diante dessa problemática urgente que mobiliza nossa sociedade.

Biografia do Autor

Talita Ravagnã Piga, Docente e Coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI/ PR.

Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Eurípedes de Marília, Mestrado em Administração pela UniversidadeEstadual de Londrina-UEL, Professora e coordenadora do curso de Administração da Faculdade de Ciências Educacionais eSistemas Integrados - FACESI/ PR.

Sonia Regina Vargas Mansano, Docente do Programa de Pós-graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Docente do Programa de Pós-graduação em Administração e do Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2016-10-18

Como Citar

Piga, T. R., & Mansano, S. R. V. (2016). Dimensões Políticas da Ação Ambiental: Um Estudo de Caso. Desenvolvimento Em Questão, 14(36), 294–319. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.294-319

Edição

Seção

Artigos