A Produção de Grãos como Estratégia de Reprodução da Agricultura Familiar: Reflexões a partir do caso do Município de Novo Machado-RS

Autores

  • Paulo Roberto Cecconi Deon Doutorando em Extensão Rural (PPGExR-UFSM), Docente no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.
  • Letícia Fátima Azevedo Doutoranda em Extensão Rural (PPGExR-UFSM), Docente no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU.
  • Tatiane Almeida Netto Doutoranda em Geografia (PPGEO-UFSM).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.261-294

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Rural, Diagnóstico dos Sistemas Agrários

Resumo

Este trabalho busca analisar a dinâmica da produção de grãos enquanto estratégia de reprodução da agricultura familiar em Novo Machado-RS, procurando explorar as implicações para o desenvolvimento rural. O município de Novo Machado-RS está situado em uma região onde a produção de grãos (principalmente o cultivo de soja) encontra-se presente em grande parte das unidades de produção agrícola. No intuito de aprofundar na compreensão da dinâmica agrícola do município foi conduzido estudo de caso, utilizando-se da metodologia do Diagnóstico dos Sistemas Agrários (DSA), que permitiu, na primeira parte do estudo, a divisão do município em 3 microrregiões homogêneas. A partir do estudo da evolução agrária do município foi possível identificar a evolução da produção de grãos que tem influência direta nos sistemas de produção praticados na microrregião 3 (onde a produção de grãos é mais representativa). Como resultado, evidenciou-se 3 tipos principais de unidades de produção diferenciadas em função dos sistemas de produção adotados: “grãos”; “soja+leite”; “soja+leite+suíno”. Na etapa seguinte aprofundou-se a análise técnico-econômica dos sistemas de produção onde se observou elementos intrínsecos à produção de grãos que interferem na capacidade de reprodução das famílias. A partir dessas análises, constatou-se que a produção de grãos apresenta limitações ao desenvolvimento rural, principalmente quando se trata de uma região cuja estratificação fundiária é caracterizada por unidades de produção que apresentam pequenas áreas. É nesse sentido que outras atividades se agregam à produção de grãos como forma de viabilizar a reprodução da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Cecconi Deon, Doutorando em Extensão Rural (PPGExR-UFSM), Docente no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas, graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Letícia Fátima Azevedo, Doutoranda em Extensão Rural (PPGExR-UFSM), Docente no Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai - IDEAU.

Bacharel e licenciada em Zootecnia, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Extensão Rural e doutoranda em Extensão Rural pelo Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (PPGExR) - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - Universidade Federal de Santa Maria. Professora no Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai - IDEAU, Campus Bagé/RS.

Tatiane Almeida Netto, Doutoranda em Geografia (PPGEO-UFSM).

Engenheira Florestal , Bacharel e Licenciatura, Especialista em Geomática, Mestre em Extensão Rural, Doutoranda em Geografia no Programa de Pós Graduação em Geografia e Geociências pela Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-03-24

Como Citar

Deon, P. R. C., Azevedo, L. F., & Netto, T. A. (2017). A Produção de Grãos como Estratégia de Reprodução da Agricultura Familiar: Reflexões a partir do caso do Município de Novo Machado-RS. Desenvolvimento Em Questão, 15(38), 261–294. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.38.261-294

Edição

Seção

Artigos