O Efeito País de Origem e a Influência do Fortalecimento das Expectativas do Consumidor sobre a Qualidade Percebida e a sua Intenção de Compra

Autores

  • Fernanda Lazzari UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriel Sperandio Milan UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Luiz Antonio Slongo UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.344-376

Palavras-chave:

Efeito País de Origem, Comportamento do Consumidor, Expectativas do Consumidor, Qualidade Percebida, Intenção de Compra

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a influência do fortalecimento das expectativas do consumidor sobre o efeito país de origem na percepção de qualidade e na sua intenção de compra. Por meio de uma pesquisa experimental, que compreendeu 198 participantes, divididos em seis subgrupos, foi analisado o efeito gerado pelos estereótipos positivo e negativo do país de origem sobre a qualidade percebida e a intenção de compra de um produto (bebida energética). Na sequência, procedeu-se à análise da capacidade do fortalecimento das expectativas dos consumidores sobre estes efeitos. Os resultados evidenciam a importância do estereótipo do país de origem na percepção do consumidor quanto à qualidade percebida do produto e da sua intenção de compra. Verificou-se que o estereótipo positivo do país de origem foi capaz de promover uma diferença significante nos dois construtos avaliados (qualidade percebida e intenção de compra). Ao comparar os resultados do grupo de controle com o grupo que recebeu a informação de que se tratava de um produto cuja origem era os Estados Unidos (estereótipo positivo), este último apresentou médias superiores.

Biografia do Autor

Fernanda Lazzari, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração na Área de Marketing pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da UCS - Universidade de Caxias do Sul.

Gabriel Sperandio Milan, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Engenharia de Produção na Área de Sistemas de Qualidade pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador da UCS - Universidade de Caxias do Sul. Consultor de empresas nas áreas de estratégia e mercado.

Luiz Antonio Slongo, UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pela USP - Universidade de São Paulo. Professor e pesquisador da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Lazzari, F., Milan, G. S., & Slongo, L. A. (2016). O Efeito País de Origem e a Influência do Fortalecimento das Expectativas do Consumidor sobre a Qualidade Percebida e a sua Intenção de Compra. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 344–376. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.344-376

Edição

Seção

Artigos