Análise de Causalidade de Preços no Mercado Internacionalda Soja: O Caso do Brasil, Argentina e Estados Unidos

Autores

  • Bruna Márcia Machado Moraes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Reisoli Bender Filho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Paulo Sérgio Ceretta Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.301-319

Palavras-chave:

Soja em grãos, mercado internacional, causalidade.

Resumo

O presente artigo analisou a relação de precedência dos preços internacionais da soja em grãos, levando em consideração os principais exportadores mundiais, Brasil, Argentina e Estados Unidos, no período entre 2003 e 2012. Para isso, utilizou-se a metodologia de causalidade proposta por Toda e Yamamoto (1995). Os resultados indicam que nos preços da soja da Argentina existe precedência de causalidade bidirecional significativa do Brasil. Já os preços da soja do Brasil sofrem influência tanto dos preços do mercado dos Estados Unidos quanto da Argentina, enquanto que os preços da commodity norte-americana mostraram relação de precedência dos preços argentinos.

Biografia do Autor

Bruna Márcia Machado Moraes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Linha de Pesquisa: Finanças, Economia e Controle. Possui graduação em Administração de Empresas (2012) pelo Centro Universitário Franciscano.  Participante do Grupo de Pesquisa em Agronegócios - Universidade Federal de Santa Maria.

Reisoli Bender Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2003), mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional e Macroeconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: comércio internacional, barreiras comerciais, mercado carne bovina, acordos comerciais, flutuações cíclicas, métodos matemáticos e econometria.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de capitais, administração financeira, finanças comportamentais.

Paulo Sérgio Ceretta, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria(1992), especialização em Estatistica e Modelagem Quantitativa pela Universidade Federal de Santa Maria(2008), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria(1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina(2001). Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO da Universidade Federal de Santa Maria, Revisor de periódico da REAd. Revista Eletrônica de Administração, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Finanças, Revisor de periódico da Revista de Ciências da Administração (CAD/UFSC), Revisor de periódico da Latin American Business Review (Binghamton), Revisor de periódico da Redes (Santa Cruz do Sul), Revisor de periódico da Custos e @gronegócio Online, Membro de corpo editorial da Sociais e Humanas, Revisor de periódico da RAM. Revista de Administração Mackenzie (Online) e Revisor de periódico da Ciência Rural (UFSM. Impresso). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:FINANÇAS, MERCADO DE AÇÕES, previsibilidade, Quociente de variância, Caminho aleatório.

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

Moraes, B. M. M., Bender Filho, R., Vieira, K. M., & Ceretta, P. S. (2016). Análise de Causalidade de Preços no Mercado Internacionalda Soja: O Caso do Brasil, Argentina e Estados Unidos. Desenvolvimento Em Questão, 14(34), 301–319. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.301-319

Edição

Seção

Artigos