Mapeamento dos Cursos de Graduação dos Setores Criativos nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade FEEVALE
  • Eric Charles Henri Dorion Universidade FEEVALE
  • Mauricio Barth Universidade FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.353-375

Palavras-chave:

Indústria criativa, Setores criativos, IES Gaúcha, Mapeamento.

Resumo

O presente trabalho tem como contribuição e objetivo um mapeamento das instituições, cursos, temporalidade, número de estudantes e profissionais, indicadores produtivos e impactos de suas ações sob a ótica da Indústria e da Economia Criativa como um sistema complexo, apresentando o levantamento dos cursos de graduação dos setores criativos ofertados por IES do Rio Grande do Sul. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa demonstra-se de cunho explicativo-descritivo, utilizando-se de uma coleta de dados que reuniu todos os cursos de IES relacionados aos setores criativos com localização no RS. Para a seleção dos cursos, utilizaram-se as categorias estabelecidas pelo Plano da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura: Patrimônio; Expressões Culturais; Artes do Espetáculo; Audiovisual, do Livro, da Leitura e da Literatura; Criações Funcionais. Quanto ao mapeamento da oferta dos cursos, optou-se por dois modelos de divisão geográfica: (a) Mesorregiões e Microrregiões e (b) COREDES. Ao fim deste estudo, constatou-se, entre outros pontos, que existem 73 IES gaúchas com ofertas de cursos de formação em áreas de setores criativos e uma oferta total de 424 cursos. Percebe-se, ainda, que a formação universitária relacionada aos cursos da categoria Patrimônio apresentam uma mesma concentração nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste, seguidas da mesorregião Sudeste. Já os cursos relacionados à área de Expressões Culturais não possuem uma representatividade influente no Estado, tendo sua maior oferta na Mesorregião Metropolitana. A mesorregião Sudeste apresenta uma significativa contribuição na oferta de formação em Artes do Espetáculo, mesmo se comparada à oferta da Mesorregião Metropolitana; ainda, a oferta absoluta dos cursos da área é menor apenas que da categoria de Criações Funcionais. A maioria dos cursos dessa categoria são variações e habilitações de Cursos de Letras. E, assim como nas Artes do Espetáculo, as áreas que mais se destacam após a mesorregião Metropolitana são a mesorregião Noroeste e Sudeste. As Criações Funcionais são os cursos com maior oferta absoluta, com grande concentração na Mesorregião Metropolitana. A Mesorregião Nordeste também se destaca na oferta de cursos, devido ao número de indústrias, o polo metal-mecânico e a proximidade com a região Metropolitana.

Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade FEEVALE

Doutor em Comunicação Social (PUCRS); coordenador do Laboratório de Criatividade e professor do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale).

Eric Charles Henri Dorion, Universidade FEEVALE

Doutor em Administração (Université de Sherbrook); cônsul do Canadá no Estado do Rio Grande do Sul; professor do Mestrado em Administração (UCS) e do Mestrado em Indústria Criativa (Universidade Feevale).

Mauricio Barth, Universidade FEEVALE

Mestre em Indústria Criativa; professor no Curso de Publicidade da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2017-05-10

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Dorion, E. C. H., & Barth, M. (2017). Mapeamento dos Cursos de Graduação dos Setores Criativos nas Instituições de Ensino Superior Gaúchas. Desenvolvimento Em Questão, 15(39), 353–375. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2017.39.353-375

Edição

Seção

Artigos