A gestão territorial do Médio Jequitinhonha: entre dificuldades e possibilidades

Autores

  • Viviane Guimarães Pereira Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), MG
  • Eduardo Magalhães Ribeiro Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)
  • Ana Flávia Almeida Escola Família Agrícola de Bontempo.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.142-176

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Desenvolvimento Rural Territorial, Políticas Públicas, Vale do Jequitinhonha

Resumo

O presente artigo busca analisar o desempenho e a capacidade institucional do território Médio Jequitinhonha, Nordeste de Minas Gerais, para as ações coletivas que tangenciam as políticas públicas territoriais. Este trabalho é resultado de pesquisa e extensão desenvolvido durante os anos de 2010 a 2013, que teve como objetivo geral assessorar a organização territorial, disponibilizando capacitação para apoiar as iniciativas territoriais, construindo interfaces entre universidade, sociedade e organizações do setor público. As coletas de dados foram realizadas através de entrevistas ao Comitê Gestor e participação em Assembléias Territoriais. O conjunto de resultados encontrados mostrou que o território Médio Jequitinhonha depara-se com uma grande dificuldade: a insuficiência da capacidade de organizar-se, expressar-se. Além desta insuficiência organizativa para a consolidação do território, há outra dificuldade enfrentada: a falta de capacidade institucional, que refere-se à existência de infraestrutura pública para o desenvolvimento de atividades econômicas,  sociais,  culturais e políticas, no território. Contudo, há uma indicação no resultado do estudo de que o fortalecimento é possível: a pesquisa mostrou que houve fortalecimento das iniciativas públicas não estatais, geridas por associações camponesas, organizações religiosas e não governamentais, que conhecem seu público-alvo, suas demandas e suas condições de negociação com o Estado, mostrando iniciativas voltadas para o desenvolvimento.

Biografia do Autor

Viviane Guimarães Pereira, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), MG

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestra em Extensão Rural pela mesma instituição, doutora em Administração, com enfâse em Gestão Social, Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), professora adjunta na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Eduardo Magalhães Ribeiro, Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (ICA/UFMG)

Graduado em Economia pela UFMG, mestre e doutor em História pela UNICAMP, professor doutor do Instituto de Ciências Agrárais da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ana Flávia Almeida, Escola Família Agrícola de Bontempo.

Graduada em Administração pela UFMG, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais e técnica da Escola Família Agrícola de Bontempo, MG.

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Pereira, V. G., Ribeiro, E. M., & Almeida, A. F. (2016). A gestão territorial do Médio Jequitinhonha: entre dificuldades e possibilidades. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 142–176. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.142-176

Edição

Seção

Artigos