Gestão das Políticas Governamentais para os Recursos Hídricos, Recife, Pernambuco, Brasil

Autores

  • Renata Laranjeiras Gouveia Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Ivo Vasconcelos Pedrosa Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.103-126

Palavras-chave:

Água, Políticas públicas, Recursos hídricos

Resumo

O objetivo deste estudo foi o exame das políticas governamentais brasileiras, nos níveis nacional, estadual (Pernambuco) e municipal (Recife) voltadas para a conservação dos recursos hídricos. A água, um recurso natural, é um bem inerente à vida de todo ser humano e por isso necessita ser preservado. A pesquisa utilizou-se do meio de investigação documental e da pesquisa bibliográfica, na medida em que examinou os resultados das conferências internacionais e os documentos de planejamento. A crescente degradação dos recursos hídricos gera no cenário internacional uma inquietude para que possam ser definidas estratégias para salvaguardar este tão precioso bem. Concomitantemente a isto, as políticas públicas são criadas nos âmbitos federal, estadual e municipal e são discutidas no cenário econômico e ambiental para a definição de objetivos e metas para que não ocorra o colapso e que, assim, este recurso possa ser utilizado de maneira adequada para que no futuro todos os cidadãos possam ter acesso a uma quantidade e qualidade adequada para suas necessidades básicas gerando sustentabilidade. O Estado de Pernambuco e o municipio de Recife não se furtam a esta necessidade e criam alternativas para uma gestão que traga benefícios à sua população e conserve os recursos hídricos. É conclusão da pesquisa que a formulação de políticas públicas não será totalmente eficaz se não houver o engajamento das pessoas, a sensibilização e conscientização delas acerca da problemática dos recursos hídricos.

Biografia do Autor

Renata Laranjeiras Gouveia, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestra em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável pela Universidade de Pernambuco (UPE)

Ivo Vasconcelos Pedrosa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutor em Economia pela universidade Estadual de Campinas. Docente Permanente no Programa Pós Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável da Universidade de Pernambuco (UPE)

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Gouveia, R. L., & Pedrosa, I. V. (2015). Gestão das Políticas Governamentais para os Recursos Hídricos, Recife, Pernambuco, Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 103–126. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.103-126

Edição

Seção

Artigos