Governo Eletrônico: Análise de Websites dos Governos Municipais do Vale do Rio Pardo (RS)

Autores

  • Douglas Wegner Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Christine da Silva Schröeder Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd)
  • Débora da Rocha Hoff Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.209-239

Palavras-chave:

governo eletrônico, virtualização, website, municípios, Vale do Rio Pardo

Resumo

Com o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs), ganha força a ideia de que também os governos devem utilizá-las para ampliar a oferta de serviços e a interação com os cidadãos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de virtualização dos websites dos 23 governos municipais do Vale do Rio Pardo (RS), utilizando como base o modelo de Klering e Schröeder (2008), que permite classificar os websites em seis níveis. A coleta de dados ocorreu através da análise das funcionalidades do website de cada município, bem como utilizando-se de questionários aplicados aos gestores públicos municipais. Verificou-se que 16 municípios possuem website (70%) e, destes, somente 4 atendem aos níveis 1 e 2 e, parcialmente, os requisitos do nível 3 de virtualização. Foi possível perceber, ainda, uma maior ênfase em recursos de comunicação para fins informativos, e pouco destaque a ferramentas que permitissem interação entre os cidadãos e a prefeitura. Pode-se concluir que os municípios possuem websites com baixos níveis de virtualização e seu potencial é pouco explorado, tanto como forma de divulgar informações sobre o município quanto para aproximar os próprios cidadãos das questões públicas municipais.

Biografia do Autor

Douglas Wegner, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Administração

Graduado em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), com período-sanduíche na Universität zu Köln (Alemanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração/Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).

Christine da Silva Schröeder, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE), Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd)

Graduada em Administração pela Universidade de Passo Fundo (2002), Mestre em Administração - Recursos Humanos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), e Doutora em Administração - Organizações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) e no Programa de Pós-Graduação em Administração(PPGAd).

Débora da Rocha Hoff, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Graduanda em Administração na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Wegner, D., Schröeder, C. da S., & Hoff, D. da R. (2015). Governo Eletrônico: Análise de Websites dos Governos Municipais do Vale do Rio Pardo (RS). Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 209–239. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.209-239

Edição

Seção

Artigos