Possibilidades e Limites das Ações de Responsabilidade Social em Cooperativas

Autores

  • Carlos Jaelso Albanese Chaves UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e UP - Universidade Positivo
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Estadual de Maringá - UEM. Departamento de Administração
  • Luciano Mendes Universidade de São Paulo - USP. Departamento de Administração
  • Eliza Emília Rezende Bernardo-Rocha Universidade Estadual de Maringá - UEM. Departamento de Administração. (in memoriam)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.270-302

Palavras-chave:

Responsabilidade social, Organizações Cooperativas, Princípios cooperativos, Ações sociais.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi compreender as ações que resultam do Projeto de Responsabilidade Social desenvolvido por uma cooperativa, com o intuito de verificar se são ações de responsabilidade social ou obrigações cooperativistas. Para tanto, foi realizado um percurso teórico sobre cooperativismo e a responsabilidade social, servindo como base para atingir o objetivo proposto. Foi utilizada como análise dos dados, a técnica de análise de discurso, por ser o discurso parte do processo de construção social da realidade. Foram realizadas entrevistas com os atores envolvidos com o projeto social da cooperativa, buscando compreender, na visão dos atores, que pressupostos guiam e produzem sentido no discurso sobre a responsabilidade social, estabelecendo uma relação entre esse discurso e os princípios que guiam as discussões sobre o cooperativismo. Analisando os dados coletados nesta pesquisa, descobriu-se que, quando as cooperativas implementam um projeto de responsabilidade social, deixam de fortalecer o próprio cooperativismo, e que a responsabilidade social está intimamente ligada a um contexto empresarial, com o intuito de dirimir os problemas sociais. Os resultados da pesquisa demonstram que o projeto de responsabilidade social desenvolvido nesse estudo de caso fere os princípios cooperativistas.

Biografia do Autor

Carlos Jaelso Albanese Chaves, UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e UP - Universidade Positivo

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Doutorando em Administração pela Universidade Positivo (UP)

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Estadual de Maringá - UEM. Departamento de Administração

Mestre em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutor em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (UFGV). Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 

Luciano Mendes, Universidade de São Paulo - USP. Departamento de Administração

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (2011). Professor adjunto da Universidade de São Paulo (USP).

Eliza Emília Rezende Bernardo-Rocha, Universidade Estadual de Maringá - UEM. Departamento de Administração. (in memoriam)

Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (in memoriam).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Chaves, C. J. A., Vieira, F. G. D., Mendes, L., & Bernardo-Rocha, E. E. R. (2015). Possibilidades e Limites das Ações de Responsabilidade Social em Cooperativas. Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 270–302. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.270-302

Edição

Seção

Artigos