Narrativas, consumo e informação: a identidade como processo de transposição do regional para o global

Autores

  • Rogério Eduardo Rodrigues Bazi Pontifícia Universidade Católica (PUC), CAMPINAS
  • Duílio Fabbri Jr. PUC-CAMPINAS

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.6-23

Palavras-chave:

esfera pública, internet, comunicação, jornalismo.

Resumo

O consumo das mídias sociais por todas as classes socioeconômicas e culturais no Brasil tem criado novas formas de mobilização e organização, que alteram a dinâmica de interação entre os atores da sociedade.   Os indivíduos desses novos movimentos estão crescendo em número e se organizando cada vez mais, premidos e impulsionados pelas novas possibilidades de comunicação. Um fato jornalístico reproduzido por um portal regional ganha contornos que ultrapassam seus limites definidas pela cultura local e alcança novas esferas na plataforma web. Não tentaremos, neste texto, dar respostas a todas as questões que estão se formando nesse processo, o que ultrapassaria em muito sua ambição, mas refletir sobre fenômenos atuais, novas esferas públicas e públicos.

Biografia do Autor

Rogério Eduardo Rodrigues Bazi, Pontifícia Universidade Católica (PUC), CAMPINAS

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Graduado em Jornalismo pela PUC Campinas. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Duílio Fabbri Jr., PUC-CAMPINAS

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

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Publicado

2015-01-29

Como Citar

Bazi, R. E. R., & Fabbri Jr., D. (2015). Narrativas, consumo e informação: a identidade como processo de transposição do regional para o global. Desenvolvimento Em Questão, 13(30), 6–23. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.30.6-23

Edição

Seção

Artigos