Produção, Tratamento e Uso dos Dejetos Suínos no Brasil

Autores

  • Bárbara Françoise Cardoso Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Graciela Cristine Oyamada Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Carlos Magno da Silva Centro Universitário Várzea Grande

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.127-145

Palavras-chave:

Suinocultura, Manejo de dejetos suínos, Sustentabilidade ambiental.

Resumo

O objetivo deste artigo é descrever os principais problemas ambientais que podem ser causados pelos dejetos suínos e as principais formas de tratamento destes dejetos, destacando as mais utilizadas no Brasil. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica, sendo utilizados publicações, livros e monografias, bem como sites especializados. A pesquisa evidenciou que a contaminação dos lençóis freáticos é o principal problema ambiental causado pelo manejo inadequado dos dejetos suínos e que existem seis principais tipos de processos de tratamento destes dejetos no Brasil, quais sejam: lagoas de decantação, esterqueiras, bioesterqueiras, biodigestores, compostagem e cama sobreposta. Todos estes tipos de tratamento buscam minimizar os impactos ambientais causados pelos dejetos, não possuindo ordem de importância entre eles, uma vez que a escolha do processo se dá pela quantidade de dejetos produzida, principalmente. No Brasil prevalece o uso de esterqueiras e lagoas de decantação, contudo entre as propriedades integradas a grandes empresas do ramo alimentício, destaca-se o uso de biodigestores. A compostagem e a cama sobreposta são alternativas de tratamento menos utilizadas por serem de recente implantação no Brasil.

Biografia do Autor

Bárbara Françoise Cardoso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins e Bacharel em Gestão do Agronegócio pela Universidade Federal de Viçosa.

Graciela Cristine Oyamada, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Carlos Magno da Silva, Centro Universitário Várzea Grande

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Economista pela Universidade Federal de Mato Grosso.

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Cardoso, B. F., Oyamada, G. C., & Silva, C. M. da. (2015). Produção, Tratamento e Uso dos Dejetos Suínos no Brasil. Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 127–145. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.127-145

Edição

Seção

Artigos