Como os gaúchos utilizam o cartão de crédito? Análise do comportamento de uso e da dívida no cartão de crédito

Autores

  • Franciele Reis Kunkel Universidade Federal de Santa Maria
  • Kelmara Mendes Vieira Universidade Federal de Santa Maria
  • Ani Caroline Grigion Potrich Universidade Federal de Santa Maria
  • Jéssica Pulino Campara Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Luiza Paraboni Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.377-399

Palavras-chave:

Comportamento no uso do cartão de crédito, dívida com o cartão de crédito, rio-grandenses

Resumo

O objetivo do presente estudo é investigar o uso do cartão de crédito pelos gaúchos, o perfil desses indivíduos, o comportamento no uso do cartão e a dívida, assim como verificar se há diferenças no nível do comportamento e dívida considerando os fatores socioeconômicos e demográficos. Para isso, realizou-se uma pesquisa survey com 942 cidadãos usuários de cartão de crédito no estado do Rio Grande do Sul e como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado. Para análise dos dados, realizou-se a estatística descritiva e os testes de diferença de média, teste t e ANOVA. Os resultados apontam o uso consciente do crédito pelos indivíduos, assim como o bom gerenciamento do cartão, além do cumprimento com os compromissos adquiridos com o mesmo. Por outro lado, ressaltam-se características como gênero, renda, gastos, idade, estado civil, escolaridade, número de dependentes e raça essenciais na caracterização do comportamento e/ou da dívida do cartão de crédito.

Biografia do Autor

Franciele Reis Kunkel, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM.

Kelmara Mendes Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM e Editora da Revista Sociais e Humanas.

Ani Caroline Grigion Potrich, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG/UFSM (2013). Pós-Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM.

Jéssica Pulino Campara, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UFSM.

Ana Luiza Paraboni, Universidade Federal de Santa Maria

Aluna do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2016-06-23

Como Citar

Kunkel, F. R., Vieira, K. M., Potrich, A. C. G., Campara, J. P., & Paraboni, A. L. (2016). Como os gaúchos utilizam o cartão de crédito? Análise do comportamento de uso e da dívida no cartão de crédito. Desenvolvimento Em Questão, 14(35), 377–399. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.35.377-399

Edição

Seção

Artigos