Comportamento de Compra Pró-Ambiental: Percepção dos Jovens Consumidores

Autores

  • Daiane Lindner Radons Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.378-408

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Compra Verde, Consumo, Jovens, Marketing

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar o comportamento de compra verde de jovens consumidores. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva e causal, com abordagem quantitativa, e como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários aos jovens universitários, residentes em Santa Maria/RS. Os questionários foram elaborados com base nos estudos de Doughfous, Petrof e Pons (1999) e de Lee (2008). Os achados demonstram que os constructos preocupação ambiental, influência social, preocupação com a autoimagem e comportamento inovador afetam positivamente o comportamento de compra verde. O estudo apresenta implicações de caráter acadêmico e gerencial, ao aprofundar a discussão sobre os fatores que influenciam o comportamento de compra pró-ambiental.

Biografia do Autor

Daiane Lindner Radons, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2013).

Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professora Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria.

Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2016-10-18

Como Citar

Radons, D. L., Battistella, L. F., & Grohmann, M. Z. (2016). Comportamento de Compra Pró-Ambiental: Percepção dos Jovens Consumidores. Desenvolvimento Em Questão, 14(36), 378–408. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.36.378-408

Edição

Seção

Artigos