Competitividade das Empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos em Santarém e Belterra-Pará

Autores

  • Cyntia Meireles de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Antônio Cordeiro de Santana Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.351-382

Palavras-chave:

Clusters, vantagens competitivas, mercados

Resumo

A construção do terminal da empresa Cargill Agrícola S/A e a possibilidade de pavimentação da rodovia BR-163 foram fatores determinantes à atração de diversos produtores do Centro-Oeste e do Sul do Brasil à Santarém e Belterra, Pará, que contribuíram para uma rápida mudança na base produtiva da produção de grãos ao longo da rodovia BR-163 por meio da utilização de tecnologias apropriadas. Portanto, a pesquisa visa analisar a competitividade das empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos nesses municípios, considerando suas características e especificidades, com o intuito de responder se essas empresas têm construído vantagens competitivas ao arranjo. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado, aplicados a vinte produtores de grãos e a análise foi desenvolvida por meio de estatística multivariada, sendo ela, a análise fatorial e a de Clusters. A partir da análise fatorial, construiu-se um Índice de Desempenho Competitivo (IDC), hierarquizando as empresas pesquisadas conforme seu nível de competitividade. Os resultados do IDC demonstram que mais de 50% das empresas pesquisadas não são competitivas, e na análise de Clusters, apenas 15% das empresas foram identificadas como “Empresas com utilização intensiva de inovações e maiores retornos econômicos”. Concluiu-se que as empresas não têm conseguido ser competitivas de forma a criar vantagens competitivas ao arranjo de Grãos de Santarém e Belterra.

Biografia do Autor

Cyntia Meireles de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Possui graduação em Agronomia pela UniversidadeFederal Rural da Amazônia (2002), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e Doutorado em Ciências Agrárias (2011). É professora da Universidade Federal Rural da Amazônia, Pesquisadora do Grupo Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentávele Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPAD (Mestrado / Doutorado) da UNAMA, atuando principalmente nos seguintes temas: Governança de recursos naturais e desenvolvimento sustentável; Avaliação de projetosde intervenção; Atores Sociais, Instituições e Desenvolvimento socioeconômico.

Antônio Cordeiro de Santana, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1987) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (1993). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal Rural da Amazônia e atua no ensino e orientação nos cursos de graduação (Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia Ambiental) e pós-graduação (Mestrado em Ciências Florestais e Doutorado em Ciências Agrárias). É bolsista de produtividade do CNPq e líder dos grupos de pesquisa "Cadeias Produtivas, Mercados e Desenvolvimento Sustentável" e "Economia do Desenvolvimento Agrícola Regional" e participa como pesquisador dos grupos "Dinâmica Agrária e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia" e "Projeto Várzea". Coordena três projetos de pesquisa e publica artigos científicos e livros na área interdisciplinar da Economia Agrária e dos Recursos Naturais, fazendo interface com as dimensões da Socioeconomia, Ciências Agrárias e Meio Ambiente, com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento Local e Sustentável na Amazônia, Arranjo Produtivo Local, Valoração de Recursos Naturais, Governança de Cadeias Produtivas no Agronegócio Regional, Mercado, Comercialização e Análise de Preços. É Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFRA desde agosto de 2013.

Downloads

Publicado

2016-01-07

Como Citar

Oliveira, C. M. de, & Santana, A. C. de. (2016). Competitividade das Empresas no Arranjo Produtivo Local de Grãos em Santarém e Belterra-Pará. Desenvolvimento Em Questão, 14(34), 351–382. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2016.34.351-382

Edição

Seção

Artigos