A Experiência do Planejamento Regional em Bases Territoriais na Amazônia: O Caso da Regionalização do Estado do Pará

Autores

  • Danielle Rodrigues Dias Universidade Federal do Pará- Núcleo de Meio Ambiente da Amazônia
  • André Luís Assunção de Farias Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.178-208

Palavras-chave:

desenvolvimento regional,

Resumo

A regionalização do estado do Pará adotada em 2008, as Regiões de Integração, surgiu como instrumento da política de planejamento estadual do Pará, a partir da necessidade de se obter um recorte espacial mais coerente com o modelo de desenvolvimento proposto pelo novo governo. Este artigo objetiva problematizar a experiência do planejamento regional no estado do Pará, a partir da utilização de instrumentos que visaram fomentar o desenvolvimento a nível territorial no Pará. A metodologia utilizada parte de um estudo de caso, consubstanciado em ampla pesquisa bibliográfica, entrevistas com gestores públicos e análise documental. A descentralização Política e Espacial compôs um dos eixos da Política de Integração regional do Pará, a partir da criação e instalação de Núcleos e Centros regionais nas diversas regiões do estado, assim como a incorporação do Planejamento Territorial Participativo teve como objetivo, garantir a participação popular na definição das políticas a serem efetivadas. Estabeleceu-se o planejamento ambiental por meio da elaboração dos Planos de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) que visaram integrar as ações das três esferas do governo, e orientar a participação da iniciativa privada no estado do Pará. E assim esta regionalização se constrói e se efetiva como instrumento de intervenção e normativo, sobretudo por conformar parte de um planejamento estatal do governo do Pará. A utilização de indicadores homogêneos para a definição das doze regiões suscitou alguns problemas onde se observou necessidades de alterações futuras nos critérios da configuração espacial.

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues Dias, Universidade Federal do Pará- Núcleo de Meio Ambiente da Amazônia

Licenciada e bacharela em geografia. Mestre em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local da Amazônia (PPGEDAM-NUMA)

André Luís Assunção de Farias, Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará.  Msc. em Planejamento do Desenvolvimento e Dr. em Desenvolvimento Socioambiental. Professor efetivo do Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA/UFPA).

Downloads

Publicado

2015-04-16

Como Citar

Dias, D. R., & Farias, A. L. A. de. (2015). A Experiência do Planejamento Regional em Bases Territoriais na Amazônia: O Caso da Regionalização do Estado do Pará. Desenvolvimento Em Questão, 13(32), 178–208. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2015.32.178-208

Edição

Seção

Artigos