Ensino e Formação Profissional como Suporte aos Arranjos Produtivos Locais da Região Sudoeste do Paraná

Autores

  • Alexandre Luiz Schlemper Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas
  • Marcos Junior Marini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Maria de Lourdes Bernartt Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.126-154

Palavras-chave:

Arranjos Produtivos Locais, Ensino, Qualificação de mão de obra.

Resumo

O presente artigo procurou avaliar a relação entre ensino e formação profissional em relação aos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da região Sudoeste do Paraná, diagnosticando a condição de acesso das empresas à mão de obra qualificada, bem como a atual infraestrutura regional de ensino e formação profissional. Como encaminhamento metodológico foi utilizada a metodologia SWOT, com a identificação de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, especificamente em aspectos relacionados à mão de obra, formação profissional e ensino. A pesquisa considerou os três APLs localizados na região Sudoeste do Paraná: confecções, móveis e software, os quais foram objeto da investigação. Os resultados demonstram que a falta de mão de obra qualificada é um dos principais pontos fracos para os três APLs e que a atual infraestrutura de oferta de ensino na região é considerada insuficiente para atender a estas demandas profissionais.

Biografia do Autor

Alexandre Luiz Schlemper, Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas

Mestre em Desenvolvimento Regional. Docente do curso de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Palmas.

Marcos Junior Marini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Tecnologia, na linha de pesquisa Tecnologia e Desenvolvimento Regional. Docente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Pato Branco.

Downloads

Publicado

2014-08-12

Como Citar

Schlemper, A. L., Marini, M. J., & Bernartt, M. de L. (2014). Ensino e Formação Profissional como Suporte aos Arranjos Produtivos Locais da Região Sudoeste do Paraná. Desenvolvimento Em Questão, 12(27), 126–154. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.27.126-154

Edição

Seção

Artigos