Em Direção a uma Administração Pública Brasileira Contemporânea com Enfoque Sistêmico

Autores

  • Luis Roque Klering Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Melody de Campos Soares Porsse Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.41-80

Palavras-chave:

Estado em rede, enfoque sistêmico, governo sistêmico, Reforma do Estado Brasileiro

Resumo

Este artigo focaliza aemergência de um novo conceito de Estado, em rede, que surge para se adaptar aoperíodo contemporâneo, marcado pela era da informação, da globalização datecnologia, da comunicação, da internet, da economia e de outros aspectos característicosda nova sociedade global. A tendência de um Estado em rede caracteriza-se pelasparcerias e pelos entrelaçamentos internos aos Estados, entre os diferentes níveisde governo (vertical), entre as esferas de mesmo âmbito (horizontal) e entreoutros atores da sociedade civil (como associações, empresas e ONGs), estabelecendo-senovas relações que pressupõem um Estado mais flexível, descentralizado,consolidado, em rede e que coexista com a participação de diversos atores.Nesse contexto, o Brasil empreendeu umesforço de reforma administrativa, principalmente via promulgação de uma novaConstituição Federal em 1988 e, posteriormente, pela Reforma do Aparelho doEstado em 1995, complementadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de2000. Em 1995, com a eleição de Fernando Henrique Cardoso (FHC), o Ministérioda Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) desenvolveu uma novapolítica de organização do Estado, baseada na descentralização. As mudanças trazidaspor essa política sinalizam para a constituição de um modelo de governobrasileiro mais sistêmico, operado via programas multiníveis e esferas degoverno, do qual é exemplo basilar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Biografia do Autor

Luis Roque Klering, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor de graduação e pós-graduação da Escola de Administração (EA) da UFRGS. Doutor em Administração pela USP (1994); realizou estudos de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC.

Melody de Campos Soares Porsse, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Paraíba. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (PR). Em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2014-01-31

Como Citar

Klering, L. R., & Porsse, M. de C. S. (2014). Em Direção a uma Administração Pública Brasileira Contemporânea com Enfoque Sistêmico. Desenvolvimento Em Questão, 12(25), 41–80. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2014.25.41-80

Edição

Seção

Artigos