A Atuação do Brasil na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: O Desafio do Compartilhamento de Saberes

Autores

  • Danielle Regina Ullrich Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS)
  • Rosinha da Silva Machado Carrion Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.4-27

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Cooperação Internacional, Compartilhamento de Saberes.

Resumo

Este artigo teve por objetivo discutir a lógica e a epistemologia imbuídas no compartilhamento de saberes no quadro da cooperação Sul-Sul, e problematizar a eficácia da política brasileira de cooperação para o desenvolvimento local dos países receptores. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que discutem a cooperação internacional para o desenvolvimento e o compartilhamento de saberes como condição ao desenvolvimento. As disputas envolvidas e as ideologias defendidas possibilitam reflexões acerca da experiência brasileira. Os resultados evidenciaram que a lógica da cooperação internacional segue a concepção epistêmica, ocidental e hegemônica de desenvolvimento. Contudo, alguns autores sinalizam a emergência de uma nova lógica, pautada na cooperação Sul-Sul, na qual o sentido de desenvolvimento levaria em consideração as relações sociais, os aspectos históricos, culturais, ambientais, específicos à realidade dos territórios em interação. Diante da experiência brasileira, ainda não se pode afirmar a lógica seguida pelo país nos projetos de cooperação internacional e nem sua eficácia com relação ao desenvolvimento dos países receptores.

Biografia do Autor

Danielle Regina Ullrich, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS)

Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/2009). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Rosinha da Silva Machado Carrion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS)

Pós-Doutora pelo Institute de Recheche Pour le Développement (2011/Université de Paris I/Sorbonne); Doutora em Administração (1998/UFRGS). Também realizou a formação de Doutorado en Sociologie Clinique na Université de Paris VII (Jussieu-Sorbonne), possui Mestrado em Sociologia das Organizações (PUCRS/1976), graduação em Sociologia (UFRGS/1972), e é licenciada em Literatura e Língua Inglesa (UFRGS/1969). Atualmente é professora associada do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

Ullrich, D. R., & Carrion, R. da S. M. (2012). A Atuação do Brasil na Cooperação Internacional para o Desenvolvimento: O Desafio do Compartilhamento de Saberes. Desenvolvimento Em Questão, 10(20), 4–27. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2012.20.4-27

Edição

Seção

Artigos