As técnicas de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e sua relevância para o desenvolvimento social e das ações públicas

Autores

  • Hironobu Sano Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Mário Jorge França Montenegro Filho Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.35-61

Palavras-chave:

Avaliação, Políticas Públicas, Eficiência, Eficácia, Efetividade

Resumo

A necessidade crucial de mais eficiência, eficácia e efetividade (3Es) das ações governamentais está intrinsecamente relacionada à questão do desenvolvimento, pois suas possibilidades são muitas vezes cerceadas, devido aos limites que surgem quando os atores envolvidos na gestão pública não estão comprometidos com estes conceitos, resultando em impactos negativos na vida de todos os cidadãos. Daí a demanda por uma avaliação sistemática, contínua e eficaz que esbarra na falta de clareza quanto a indicadores de desempenho no setor público. Assim, o presente artigo tem por objetivo apresentar sete propostas de utilização dos citados indicadores (3Es) na gestão pública, visando o desenvolvimento das políticas sociais. As principais conclusões deste estudo são sobre a relevância dos conceitos apresentados (3Es) para o desenvolvimento social, a importância da comparação de desempenhos, a necessidade de adoção de mais de um método que seja eficientes, eficazes e efetivos e o carecimento de convencer e capacitar os envolvidos.

Biografia do Autor

Hironobu Sano, Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Doutor e Mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas. A pesquisa de doutorado analisous as relações intergovernamentais e formação de coalizões estaduais na formulação de políticas públicas. Tem experiência na área de administração, com ênfase em políticas públicas e planejamento governamental, relações intergovernamentais, elaboração de projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, inovação na gestão pública, terceiro setor e articulação entre governos e empresas no fortalecimento da responsabilidade social corporativa.

Downloads

Publicado

2013-02-20

Como Citar

Sano, H., & Montenegro Filho, M. J. F. (2013). As técnicas de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade na gestão pública e sua relevância para o desenvolvimento social e das ações públicas. Desenvolvimento Em Questão, 11(22), 35–61. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2013.22.35-61

Edição

Seção

Artigos