O Plano Nacional de Educação (PNE) e o ensino superior entre as regiões brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068

Palavras-chave:

Educação Superior, Desigualdade regional, Democratização do Ensino Supeior

Resumo

O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 prevê como uma das metas para o Ensino Superior, elevar a taxa bruta de matrícula, em especial no segmento público. Ao se observar, contudo, os dados relativos ao cumprimento dessa meta, constata-se um contexto de desigualdade regional na educação superior brasileira, notadamente mais expressivo na Região Norte do país. A história e os modelos de universidades são utilizados como importantes fontes de investigação para refletir sobre a atualidade do Ensino Superior. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, e foi realizada por meio do levantamento bibliográfico e documental, com uma abordagem quali-quantitativa. Como resultado, foi demonstrada a existência de heterogeneidades entre as regiões do país bem como a necessidade de criação de políticas públicas que possibilitem a ampliação do acesso na perspectiva da democratização, combatendo a desigualdade regional da educação superior no país. Ademais, é importante considerar a necessidade da contenção do crescimento do setor privado e da expansão do setor público a fim de equalizar essas assimetrias.

Biografia do Autor

Monica Aparecida da Rocha , UFT

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou Pós-Doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México - UNAM. Possui Mestrado em Integração da América Latina pela USP (1999) e Graduação em Ciências Sociais pela UFG (1996). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no curso de graduação em Ciências Econômicas. Anteriormente, ocupou o cargo de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT (2013-2015), período o qual foi aprovado pela CAPES o projeto do curso de doutorado em Desenvolvimento Regional. Participou da equipe que elaborou o Projeto do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (UFT). Implantou e coordenou o DINTER em Sociologia (UNITINS-UnB), na Universidade Estadual do Tocantins (2008-2010). É filiada a Associação Nacional de Administração em Educação (Anpae) e foi vice-coordenadora da ANPAE/Tocantins e, atualmente, é vice-diretora. É membro da Associación Mexicana de Ciencias para o Desarollo Regional - AMECIDER. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Desenvolvimento no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq, desde 2010. Coordenadora do Eixo Temático ?Universidades, Integração e Desenvolvimento Regional? no Fórum Universitário Mercosul (FoMERCO), que é membro desde 2007. Pesquisa na área de Políticas Públicas, com ênfase em Avaliação de Políticas e Programas Governamentais. Principais eixos temáticos: Políticas Públicas para a Educação Superior em perspectiva comparada; Políticas Sociais, Relações Intergovernamentais e Federalismo brasileiro; O papel da Universidade no Desenvolvimento Regional; O poder legislativo do Tocantins e o Desenvolvimento Regional.

Fernando Silva Lima, IFMA

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Tocantins (UNITINS) com mestrado em Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA), Doutorando em Densenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Interfaces entre Contabilidade e administração, Desenvolvimento Regional e Urbano e Gestão de Políticas Públicas. Atualmente coordena os grupos de pesquisas: "Ambientes e Desenvolvimento Regional" e "Administração e negócios no Sul-Maranhense" ambos do IFMA vinculado a CAPES.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Trombini Duarte, M. M. S. L., da Rocha , M. A. ., & Lima, F. S. (2022). O Plano Nacional de Educação (PNE) e o ensino superior entre as regiões brasileiras. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e13068. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.13068

Edição

Seção

Artigos