A Capacidade Absortiva em uma Organização Estrutura Simples: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12203

Palavras-chave:

Absorptive Capacity., Organizational Configuration.

Resumo

Esta pesquisa objetiva compreender de que forma acontece a absorção do conhecimento externo, ou seja, como é desenvolvida a capacidade de absorção do conhecimento em organizações que adotam a configuração organizacional estrutura simples. O estudo caracteriza-se como empírico de natureza aplicada, abordagem qualitativa, e quanto aos procedimentos é descritiva. O método utilizado foi o estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com roteiro estruturado e foram analisados pela técnica análise de conteúdo. A capacidade de reconhecimento é favorecida pelas capacidades individuais dos funcionários e também pela autonomia que os mesmos possuem. A independência dos funcionários é impulsionada pela liderança carismática do gestor. A capacidade de assimilação, por sua vez, acontece a partir de habilidades e competências individuais dos membros da empresa e também mediante a realização de treinamentos e de encontros informais da equipe. Entende-se que o desenvolvimento da capacidade de assimilação é minimizado pela centralidade na tomada de decisão pelo dirigente principal. Isto também ocorre com a capacidade de aplicação de conhecimento, na medida em que um único indivíduo detém o controle da tomada de decisão, atuando entre questões estratégicas e operacionais. Propõe-se um entendimento multidimensional do constructo capacidade de absorção na perspectiva da relação deste com a configuração organizacional, uma vez que essa pode influenciar, de formas diferentes, a eficiência e a eficácia do processo de reconhecimento, assimilação e aplicação do conhecimento. Mostrar essa relação em um estudo teórico-empírico apresenta-se como uma contribuição relevante no estudo dessa temática.

Biografia do Autor

Gabriela Cappellari, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Administração. Pós-Graduada em Marketing e em Gestão Empresarial. Mestra em Desenvolvimento e Doutoranda em Desenvolvimento Regional.

Jorge Oneide Sausen, Unijuí

Possui Graduação em Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (1984), Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1991), Doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2002) e Pós-Doutorado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas - EBAPE, da Fundação Getúlio Vargas - FGV-RJ (2011). Atualmente é Professor Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação. Tem experiência na área da Administração, com ênfase na administração estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, mudança e adaptação estratégica organizacional, estratégias competitivas, alinhamento estratégico organizacional, desenvolvimento local e regional, capacidades dinâmicas e capacidades absortivas.

Gloria Charão Ferreira, Unijuí

Pós-doutoranda (PNPD CAPES) no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional, linha de pesquisa Gestão de Organizações e Dinâmicas de Mercado (UNIJUÍ/RS); Doutora em Gestão pela Universidade da Beira Interior (UBI/PT - 2017), título reconhecido no Brasil pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC - 2017 - Conceito CAPES 5); Bolsista CAPES (2015-2017); Mestre em Administração na área de Gestão e Estratégia de Negócios pela Universidade Potiguar (UnP/RN - 2011); Pós-graduação - Especialização - em Gestão Inovadora de Pessoas e Equipes pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA/RS - 2007). Com publicações incluindo capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, além de apresentações de trabalho em congressos nacionais e internacionais. Avaliadora de periódicos e líder de tema do EnANPAD e 3Es, Divisão ESO, em 2019 e 2020. Editora associada da Revista de Administração Mackenzie - RAM - Qualis CAPES A2 - SPECIAL ISSUE ABSORPTIVE CAPACITY, em 2019. Com experiência na área de Administração, atuando na docência e pesquisa dos seguintes temas: Capacidade de Absorção, Capacidades Dinâmicas, Inovação e Empreendedorismo, Estratégia, Gestão de Empresas Familiares, e Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2022-11-03

Como Citar

Cappellari, G., Oneide Sausen, J., & Charão Ferreira, G. (2022). A Capacidade Absortiva em uma Organização Estrutura Simples: um estudo de caso. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e12203. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.12203

Edição

Seção

Artigos