Governança Corporativa: Um Estudo em uma Empresa Familiar do Ramo de Máquinas e Implementos Agrícolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11969

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Governança Familiar, Empresa Familiar

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar as estruturas de governança corporativa de uma empresa do ramo de máquinas e implementos agrícola e da família proprietária. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso com análises qualitativas nas evidências coletadas por meio de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas com os gestores e observação não participante na empresa. Por meio de análise de conteúdo, foi feita a triangulação das evidências comparando as práticas de governança adotadas pela família e na empresa com aquelas preconizadas pela literatura revisada. Como resultado, identificou-se a existência de alguns mecanismos de controle e o uso dos princípios de governança, e, complementarmente, foram sugeridas melhorias nas práticas de governança adotadas pela empresa, como a criação do conselho de administração e do conselho fiscal, dentre outros. Também foi proposta a introdução de mecanismos de governança familiar, como a assembleia familiar e o conselho de família. As contribuições limitam-se à empresa e à família estudada como resultado profissional da pesquisa. Para a academia, a pesquisa contribui para o avanço do conhecimento sobre governança familiar de um tipo específico de empresa – do ramo de máquinas e implementos agrícolas –, assim como para a governança de família. O estudo também gera insights para novas pesquisas, especialmente em outras empresas familiares de qualquer ramo de atividade e porte que pretendam melhorar a sua estrutura de governança e harmonizar o negócio familiar com os valores da família.

 

Biografia do Autor

Deigla Kreuzberg, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Rosane Maria Seibert, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Santp Ângelo

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica das Organizações, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Santo Ângelo.

Raiziane Cássia Freire da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Kreuzberg, D., Seibert, R. M., & Silva, R. C. F. da. (2022). Governança Corporativa: Um Estudo em uma Empresa Familiar do Ramo de Máquinas e Implementos Agrícolas. Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11969. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11969

Edição

Seção

Artigos