Alternativas ao desenvolvimento econômico: diálogos na perspectiva do Bem Viver e dos Povos e Comunidades Tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11839

Palavras-chave:

Bem Viver; Povos e Comunidades Tradicionais; Ecodesenvolvimento; Alternativas ao desenvolvimento.

Resumo

Os Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) são grupos de pessoas unidas em um território, com cultura peculiar, próximos aos recursos naturais e que prezam por seus saberes tradicionais. Quando se conserva o conhecimento desses grupos sociais, conserva-se também todo o arcabouço de sua cultura e de sua identidade. Os territórios são espaços necessários à reprodução cultural, política, social e econômica, e têm sua força simbólica em toda essa trama, assim é evidente que atuam no sentido da proteção de seus territórios. No contexto da corrente pós-desenvolvimentista, o objetivo do artigo é analisar, com base na lógica desses atores sociais, uma alternativa viável ao projeto hegemônico de desenvolvimento econômico. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, sendo uma revisão teórica com viés crítico e interdisciplinar. Os resultados apontam que o Bem Viver (BV) pode ser considerado uma alternativa viável ao desenvolvimento econômico, no qual os Povos e Comunidades Tradicionais apresentam um protagonismo na luta por direitos, equidade e justiça social. Isso posto, o Bem Viver coloca-se como uma oportunidade para construção coletiva de novos modos de vida.

Biografia do Autor

Valéria dos Santos de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutoranda em Ciências Ambientais: Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT). Servidora pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Evely Bocardi de Miranda, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutoranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Liliane Cristine Schlemer Alcântara, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau - PPGDR/FURB. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora colaboradora do Programa de Pós-graduacão em Ciências Ambientais da UNEMAT.

Sandro Benedito Sguarezi, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Flávio Bezerra Barros, Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Doutorado em Biologia da Conservação pela Universidade de Lisboa (UL), Portugal(2011). Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Downloads

Publicado

2022-09-15

Como Citar

Oliveira, V. dos S. de, Miranda, E. B. de, Alcântara, L. C. S., Sguarezi, S. B., & Barros, F. B. (2022). Alternativas ao desenvolvimento econômico: diálogos na perspectiva do Bem Viver e dos Povos e Comunidades Tradicionais . Desenvolvimento Em Questão, 20(58), e11839. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2022.58.11839

Edição

Seção

Artigos