Modelo de Gestão Ambiental para Universidades Comunitárias

MODEL FOR IMPLEMENTING AN ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM IN UNIVERSITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10699

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior. Sistema de Gestão ambiental. Desenvolvimento sustentável.

Resumo

A preocupação com questões ambientais e com o desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente as Instituições de Ensino Superior (IES). Prova disso é a busca por uma formação de estudantes e colaboradores direcionada – especificamente – para essa problemática e o desenvolvimento de práticas sustentáveis de modo a servir de exemplo para a sociedade. Assim, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de gestão de uma universidade da região das missões do Rio Grande do Sul. Para tanto, aborda conceitos de gestão destacando a importância do desenvolvimento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em IES para que as mesmas possam colocar em prática aquilo que ensinam e fazer de sua gestão interna um modelo de sustentabilidade para a comunidade e – principalmente – para os universitários. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação; um dos princípios fundamentais é a realização da pesquisa em ambientes onde acontecem as próprias práticas. Dessa forma, as práticas que contemplam esse trabalho foram efetuadas em conjunto com uma equipe envolvida com as questões ambientais da Universidade. O trabalho se caracteriza também por um estudo de caso. Utilizou-se a ferramenta PMBOK como base para construção de fluxo do processo. Destaca-se a importância de um SGA nas IES como forma de sensibilizar estudantes, professores e técnicos para o desenvolvimento sustentável.

Biografia do Autor

Antônio Vanderlei dos Santos, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI).

Ana Claudia Gierg Lourega, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Mestre em Gestão Estratégica de Organizações pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Emiterio da Rosa Neto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões (URI)

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale (Feevale). Professor da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Downloads

Publicado

2021-11-24

Como Citar

Santos, A. V. dos, Lourega, A. C. G., & Rosa Neto, E. da. (2021). Modelo de Gestão Ambiental para Universidades Comunitárias: MODEL FOR IMPLEMENTING AN ENVIRONMENTAL MANAGEMENT SYSTEM IN UNIVERSITIES. Desenvolvimento Em Questão, 19(56), 23–40. https://doi.org/10.21527/2237-6453.2021.56.10699

Edição

Seção

Artigos