INTERAÇÃO ENTRE DOMÍNIO MOTOR AMPLO E DE LINGUAGEM NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TÍPICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2020.38.40-48Palavras-chave:
Desenvolvimento Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; Destreza Motora.Resumo
O desenvolvimento infantil se constrói sobre pilares fundamentais, também denominados domínios, entre eles o motor e a linguagem, que emergem gradualmente de complexas cascatas de interações biológicas e físicas. O objetivo dessa revisão integrativa de literatura foi sintetizar estudos que avaliaram algum processo de interação entre componentes do desenvolvimento motor amplo e da linguagem oral, especialmente a aquisição das primeiras produções de fala, em um processo de desenvolvimento típico em crianças de zero a 36 meses de idade. Através de uma busca sistematizada da literatura, seis estudos publicados entre 2001 e 2015 foram integrados sinteticamente em uma análise crítica por pares. Os estudos selecionados não oferecem um consenso que, provavelmente pode ser explicado pela heterogeneidade metodológica, especialmente marcada pelo restrito número amostral, diversidade de objetivos, instrumentos e métodos de análise, notadamente marcada pela variável de desfecho ser centrada em escores gerais do domínio, ou marcos pontuais. Estes últimos parecem ser mais específicos em sinalizar o componente de interação que se reflete no domínio como um todo. Nesse complexo processo interacional, o desenvolvimento motor parece preparar terreno para o desenvolvimento da linguagem oral, especialmente nas primeiras produções de fala, favorecendo uma maior exploração do ambiente e gerando maior resposta comunicativa, especialmente de pais e cuidadores. Sugerem-se novos estudos que comparem marcos de desenvolvimento num paralelo entre os domínios, com delineamento longitudinal e análise multivariada, a fim de aproximar-se da relação antecedente-consequente que melhor explicaria esse processo de interação, o qual ainda não está completamente elucidado.
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