MICROBIOTA ORAL E SUA IMPLICAÇÃO NO BINÔMIO SAÚDE-DOENÇA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.91-99Palavras-chave:
Odontologia, Microbiologia, Microbiota, Saúde bucal, Infecção focalResumo
A cavidade oral apresenta uma grande diversidade de microrganismos. A microbiota bucal encontra-se normalmente em harmonia com o hospedeiro, porém, em condições anormais tem o potencial de gerar infecções bucais e sistêmicas graves. O presente estudo teve como objetivo verificar a importância da microbiota oral no processo saúde-doença. Foi realizada uma revisão de literatura, por meio de pesquisa nas bases de dados: LILACS, BBO, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), tendo como critérios de inclusão: artigos científicos que tratassem sobre a temática, publicados entre 2000 e 2018 em português, inglês e espanhol. Os resultados demonstraram que a microbiota oral sofre influência da temperatura, pH, presença de oxigênio, disponibilidade de nutrientes e os mecanismos de defesa do hospedeiro. Ao ocorrer desregulações desses parâmetros a microbiota é alterada, o que desencadeia a colonização por patógenos. As infecções sistêmicas (cardiopatias e infecções respiratórias) correlacionadas apresentam relações diretas e bidirecionais, onde o desfecho quase sempre é o óbito. Entretanto, observa-se a necessidade de pesquisas mais detalhadas para esclarecer esta real influência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.