A IMPLANTAÇÃO DE UM NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA/RS

Autores

  • Maria de Lourdes Custódio Duarte
  • Liene Campos
  • Lais Monteiro
  • Moroni Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.9-14

Palavras-chave:

Saúde Coletiva, Educação, Saúde, Trabalhadores

Resumo

RESUMO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde visa superar a lógica da Educação Continuada que perpetuava na área da saúde e que muito era criticada por pautar-se em uma educação parcelada, fora do contexto real das necessidades de saúde e por favorecer o atendimento de determinadas profissões hegemônicas. Nesse contexto, interesse o Núcleo Municipal de educação em Saúde Coletiva (NUMESC) como uma estratégia para a formação de profissionais na lógica do SUS. Este estudo tem por objetivo relatar a experiência da implantação do NUMESC no município de Uruguaiana no ano de 2010. Conclui-se que este Núcleo foi utilizado como uma estratégia para a consolidação da educação permanente no município de Uruguaiana, desenvolvendo o pensamento crítico e a formação de profissionais, influenciando diretamente na promoção e qualificação da assistência prestada à população.

Descritores: Saúde Coletiva; Educação, Saúde, Trabalhadores

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Custódio Duarte

[1] Profa Assistente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora do Pet Redes de Atenção.

Liene Campos

Enfermeira. Coordenadora do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC) do município de Uruguaiana.

Lais Monteiro

Discente do 3º semestre do Curso de Fisioterapia da Unipampa. Bolsista Pet Redes de Atenção.

Moroni Oliveira

Discente do 4º semestre do Curso de Enfermagem da Unipampa. Bolsista Pet Redes de Atenção.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Duarte, M. de L. C., Campos, L., Monteiro, L., & Oliveira, M. (2013). A IMPLANTAÇÃO DE UM NÚCLEO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA/RS. Revista Contexto & Saúde, 12(22), 9–14. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.9-14

Edição

Seção

Artigos