MÉTODO PILATES NO ALINHAMENTO POSTURAL DE ADULTOS - REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.59-64Resumo
A postura do corpo humano está relacionada diretamente com a sua saúde, onde uma má postura ocorre quando há desequilíbrio e compensações musculares, podendo trazer complicações musculoesqueléticas, dores e até problemas respiratórios. Uma forma de prevenir e tratar os desalinhamentos posturais ocorre por meio do método Pilates. Este artigo objetivou analisar os efeitos dos exercícios do método Pilates na postura corporal por meio da análise sistemática de artigos científicos. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada em setembro e outubro de 2016 nas bases de dados SciELO, Lilacs, Medline/Pubmed e PEDro. Seis artigos foram selecionados para participar do estudo dentre todos os que foram submetidos aos critérios de inclusão e exclusão e à avaliação por meio da escala Pedro. Dos seis artigos avaliados, apenas dois não encontraram resultados positivos para a melhora do alinhamento postural após a realização de exercícios do método Pilates. Ao analisar os demais artigos, observa-se que, além de encontrarem resultados satisfatórios para o alinhamento postural, expuseram informações que confirmavam as hipóteses de melhora e que complementavam as informações uns dos outros, o que facilitou a interpretação dos resultados encontrados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.