COMPORTAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PERDA DE PESO INDUZIDA POR CIRURGIA BARIÁTRICA: ESTUDO DE COORTE

Autores

  • Kalina Durigon Keller Universidade de Cruz Alta
  • Patrícia Viana da Rosa
  • Patricia da Silva Klahr
  • Elvio De Almeida Pereira
  • Luis Henrique Telles Da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.61-68

Palavras-chave:

Incontinência urinária, cirurgia bariátrica e obesidade

Resumo

Objetivo: Analisar o comportamento, prevalência e severidade da incontinência urinária (IU) ao longo do tempo, pós-perda de peso induzida por cirurgia bariátrica e seu impacto na qualidade de vida de mulheres obesas. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte misto, de mulheres obesas que se submeteram a cirurgia bariátrica. A amostra foi composta por 83 mulheres obesas, com idade entre 18 a 59 anos, que ingressaram em momentos diferentes no estudo e realizaram cirurgia bariátrica, sendo organizada em dois grupos: Continente (GC) e Incontinente (GI). Os questionários utilizados foram o International Consultation on Incontinence Questionnaire - Short Form (ICIQ-SF) e o Kings Health Questionaire (KHQ), aplicados junto com a avaliação do índice de massa corporal (IMC) em 5 momentos, desde o pré-operatório até os 12 meses de pós-operatório.

Resultados: Identificou-se uma prevalência de IU nas obesas candidatas à cirurgia bariátrica e esta foi reduzindo ao longo de um ano de pós operatório passando de 60% para 34%. Relativo aos resultados do ICIQ-SF foi possível identificar a redução da severidade da IU onde a maioria era classificada com moderada no pré-operatório, e passou para leve na maioria das que ainda permaneceram incontinentes. Relativo ao KHQ, apenas observou-se melhora significativa da percepção geral da qualidade de vida.

Conclusões: Conclui-se que após a perda de peso induzida pela cirurgia bariátrica ocorre um comportamento de redução da prevalência e da severidade da IU ao longo de um ano de pós-operatório impactando positivamente apenas na sua percepção geral de qualidade de vida.

Biografia do Autor

Kalina Durigon Keller, Universidade de Cruz Alta

Mestre em Ciências da Reabilitação–UFCSPA. Docente do curso de Fisioterapia da UNICRUZ.

Patrícia Viana da Rosa

Doutora em Gerontologia. Professora Titular do Curso de Fisioterapia da UFCSPA.

Patricia da Silva Klahr

Mestre em Ciências da reabilitação. Coordenadora do curso de Fisioterapia da FADERGS.

Elvio De Almeida Pereira

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Luis Henrique Telles Da Rosa

Doutor em Gerontologia. Professor Titular do Curso de Fisioterapia da UFCSPA.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Keller, K. D., da Rosa, P. V., Klahr, P. da S., Pereira, E. D. A., & Da Rosa, L. H. T. (2018). COMPORTAMENTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA PÓS PERDA DE PESO INDUZIDA POR CIRURGIA BARIÁTRICA: ESTUDO DE COORTE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(35), 61–68. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.61-68

Edição

Seção

Epidemiologia: Saúde e Sociedade