AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS NA ATENÇÃO BÁSICA: REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.35.34-41Palavras-chave:
Envelhecimento, Educação em Saúde, Atenção Básica.Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar na literatura evidências científicas acerca da utilização da educação em saúde na atenção básica como promotora de um envelhecimento saudável. Trata-se de uma revisão bibliográfica, desenvolvida nas bases de dados Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO), aplicando os descritores: Envelhecimento, Educação em Saúde e Atenção básica. Os descritores foram associados nas bases de dados utilizando o operador booleano “and”. Como critérios de inclusão, elegeram-se: trabalhos originais, publicados entre os anos de 2008 a 2017, nos idiomas inglês, português e espanhol, disponíveis online gratuitamente. Verificou-se que as ações educativas são compreendidas como necessárias para atenção ao idoso, embora os profissionais apontem dificuldades para realização das mesmas, como: falta de preparo para tratar da temática, descaso da gestão e falta de insumos. Conclui-se que ações educativas tem potencial para garantir melhoria na qualidade de vida dos idosos, tanto nos aspectos biológicos como nos psicossociais.
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