ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM UM INDIVÍDUO COM DERMATOPOLIMIOSITE E ARTRITE REUMATOIDE: RELATO DE CASO

Autores

  • Bruna Knob Graduanda do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo(RS), Brasil.
  • Fernanda Lorenzet Bresolin Graduanda do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo(RS), Brasil.
  • Letícia Aparecida Bolzan Graduanda do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo(RS), Brasil.
  • Dáfne dos Santos Ribeiro Graduanda do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo(RS), Brasil.
  • Caroline Zanin Graduanda do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo(RS), Brasil.
  • Matheus Santos Gomes Jorge Fisioterapeuta e pós-graduando do Curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-ortopédica, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS), Brasil.
  • Willian Guerra de Lima Graduando do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Bolsista Pibic/CNPq, Passo Fundo (RS), Brasil.
  • Lia Mara Wibelinger Doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre(RS), Brasil. Docente do Curso de Fisioterapia e do programa de Pós-graduação em Envelhecimento Humano, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo (RS),Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.53-57

Palavras-chave:

Dermatomiosite, Polimiosite, Artrite Reumatoide, Fisioterapia, Hidroterapia.

Resumo

Introdução: A dermatopolimiosite e a artrite reumatoide são doenças reumáticas que podem cursar em concomitância, causar dor e impacto no equilíbrio postural e na qualidade de vida dos indivíduos acometidos. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da fisioterapia em um indivíduo com dermatopolimiosite e artrite reumatoide. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de caso, mulher, 49 anos, com diagnóstico de dermatopolimiosite à 25 anos e de artrite reumatoide à 23 anos. A intervenção fisioterapêutica totalizou 30 sessões de cinesioterapia (19 sessões) e de hidrocinesioterapia (11 sessões). Foram realizados exercícios de alongamento muscular, de fortalecimento muscular, de terapia manual, de propriocepção, de equilíbrio postural e de marcha. Resultados: Houve diminuição da dor em três pontos (escala visual analógica), aumento do equilíbrio postural em cinco pontos (escala de equilíbrio de Berg) e melhora da qualidade de vida nos aspectos capacidade funcional, limitação por aspectos emocionais, aspectos sociais, dor, estado geral de saúde e vitalidade (questionário de qualidade de vida SF-36). Conclusão: O plano fisioterapêutico proposto foi benéfico na dor, no equilíbrio postural e na qualidade de vida em um indivíduo com dermatopolimiosite e artrite reumatoide.

Downloads

Publicado

2018-06-28

Como Citar

Knob, B., Bresolin, F. L., Bolzan, L. A., Ribeiro, D. dos S., Zanin, C., Jorge, M. S. G., de Lima, W. G., & Wibelinger, L. M. (2018). ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA EM UM INDIVÍDUO COM DERMATOPOLIMIOSITE E ARTRITE REUMATOIDE: RELATO DE CASO. Revista Contexto &Amp; Saúde, 18(34), 53–57. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2018.34.53-57

Edição

Seção

Fisioterapia & Saúde