TRIAGEM NUTRICIONAL NO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: PERFIL DE RISCO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS

Autores

  • Francisco Valdicélio Ferreira Santa Casa de misericórdia de Sobral-ce
  • Tiago Sousa de Melo Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • Tamires Alexandre Félix Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA
  • Francisca Maria Aleudinélia Monte Cunha Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • Tárcio Aragão Matos Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.88-97

Palavras-chave:

Triagem, Avaliação Nutricional, Acidente Vascular Cerebral.

Resumo

Dentre as doenças que acometem o sistema cerebrovascular destaca-se o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Brasil é o país da América Latina que apresenta as maiores taxas de mortalidade por esta doença. No que diz respeito ao estado nutricional destes pacientes, é preciso aplicar instrumentos de triagem no intuito de evitar complicações clínicas piorando o prognóstico. Para tal, utiliza-se o instrumento NRS 2002 (Nutrition Risk Screening 2002). Esta pesquisa objetiva classificar o risco nutricional de pacientes com AVC utilizando o NRS 2002. Trata-se de um estudo transversal descritivo de caráter exploratório com abordagem quantitativa. Participaram do estudo 120 pacientes diagnosticados com AVC internados em uma unidade de emergência de um hospital de referência no norte do Ceará. Os pacientes estavam com o IMC abaixo de 20,5 Kg/m², totalizaram 21,7% (26) e 51,7% (62) relataram perda de peso nos últimos três meses e redução da ingestão na última semana. Em relação ao risco nutricional, 77,5% dos participantes encontravam-se com risco nutricional leve, 13,33% moderado e 9,2% grave. O sexo masculino predominou (60,38%), prevalecendo a faixa etária entre 71 a 80 anos. No cálculo final dos escores obtidos todos os participantes estavam sob risco nutricional. Nota-se que é prevalente a desnutrição, demandando intervenções multiprofissionais urgentes. Assim, a triagem precoce pode intervir nesta realidade otimizando as opções terapêuticas e possibilidades de reabilitação.

Biografia do Autor

Francisco Valdicélio Ferreira, Santa Casa de misericórdia de Sobral-ce

Nutricionista Redisente Multiprofissional em Urgência e Emergência, pós graduado em Saúde Pública e Saúde da Família.

Tiago Sousa de Melo, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (2009). Doutor em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Atualmente é professor e gestor de estágios e pesquisa do curso de Farmácia das Faculdades INTA e tutor da Residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral-CE. Tem experiência na área de Farmacologia Pré-Clínica de Produtos Naturais, com ênfase no estudo de plantas medicinais com ação em distúrbios metabólicos (diabetes, dislipidemia e obesidade).

Tamires Alexandre Félix, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú em 2011.1. Mestre em Saúde da Família pela UFC. Professora Substituta na Universidade Estadual Vale do Acaraú. Vinculada à Santa Casa de Misericórdia de Sobral lotada no serviço de Emergência adulta. Especialista em Gestão dos Serviços de Urgência e Emergência. Especialista em Terapia Intensiva. Linha de Pesquisa: Emergência, Suicídio e Violência.

Francisca Maria Aleudinélia Monte Cunha, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2003) e Fisioterapia ( 2006) e mestrado em SAÚDE COLETIVA pela Universidade de Fortaleza (2008). Cursando Doutorado em Fisioterapia pela Universidade da Cidade de São Paulo .Atualmente é professora do Curso de Fisioterapia e Educação Física e Coordenadora Pedagógica do Instituto Superior de Teologia Aplicada -INTA e Fisioterapeuta - Secretaria de Saúde de Uruoca. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, saúde do trabalhador, fisioterapia, educação em saúde, educação física escolar, saúde coletiva e epidemiologia.

Tárcio Aragão Matos, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA

Possui graduação em CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO pela Universidade de Fortaleza (2006), realizou Residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Vale do Acarau e mestrado em SAÚDE DA FAMÍLIA pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é professor do Instituto Superior de Teologia Aplicada. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Social e Saúde da Família Comunidade

 

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Ferreira, F. V., de Melo, T. S., Félix, T. A., Monte Cunha, F. M. A., & Matos, T. A. (2017). TRIAGEM NUTRICIONAL NO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL: PERFIL DE RISCO EM PACIENTES HOSPITALIZADOS. Revista Contexto &Amp; Saúde, 17(33), 88–97. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.88-97

Edição

Seção

Nutrição & Saúde