PERCEPÇÕES DE MÃES SOBRE A PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO E DA INTRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR

Autores

  • Geyce da Silva Sales
  • Fernanda Carneiro Marinho Nolêto
  • Tatiana Evangelista da Silva Rocha

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.98-110

Palavras-chave:

Amamentação, Nutrição do lactente, Promoção da Saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as percepções de mães sobre a prática do aleitamento materno e da introdução da alimentação complementar. A coleta de dados ocorreu no período de novembro a dezembro de 2016 e utilizou-se de entrevista semiestruturada, com mães acompanhadas pelo Centro de Saúde e Comunidade no município de Palmas/Tocantins, tendo como eixo perguntas norteadoras, previamente elaboradas pelos pesquisadores, cujas respostas foram gravadas e posteriormente transcritas para análise dos resultados. Das entrevistadas que tiveram consulta de pré-natal, 73,91% das mães relataram receber orientações sobre a importância do aleitamento materno e alimentação complementar. Em relação à prática das orientações recebidas nas consultas de pré-natal, a mais comentada pelas mães foi sobre a pega da mama e a importância da amamentação exclusiva até 6 meses. O grupo relacionou o aleitamento materno exclusivo com a proteção à saúde da criança, além dos benefícios nutritivos do leite humano e que apesar de terem recebido orientações e informações durante as consultas de pré-natal no período gestacional, é possível observar que as mães têm conhecimento limitado referente ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade da criança. Além disso, as entrevistadas possuem um conhecimento empírico quando analisadas as percepções sobre alimentação complementar. Existe um distanciamento entre as informações que estão sendo transmitidas sobre amamentação e alimentação complementar, que deveriam ser explicadas e trabalhadas com mais clareza por profissionais de saúde a fim de promover ações de amamentação e alimentação complementar de forma mais efetiva. 

Biografia do Autor

Geyce da Silva Sales

Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Tocantins (2015). Nutricionista Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas, Tocantins - FESP/ CEULP ULBRA. É integrante dos grupos de pesquisa GPNASC - Grupo de Pesquisa em Nutrição, Alimentação e Saúde Coletiva. 

Fernanda Carneiro Marinho Nolêto

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (2001). Tem Especialização em Saúde Pública com ênfase em Saúde coletiva e da Família pela Faculdade Albert Einstein (2007). Já atuou como Professora Substituta da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Goiás, como Supervisora de Estágio de finalização de curso na área de Nutrição Social, como Assessora Técnica da Gerência de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde, como Coordenadora e Docente do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, como Docente do Curso Técnico em Nutrição, como Coordenadora das Políticas em Saúde/Diretoria de Atenção a Saúde e atualmente como nutricionista da equipe NASF e preceptora da Residencia Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

Tatiana Evangelista da Silva Rocha

Doutoranda em Ensino da Saúde, pelo Programa de Pós Graduação Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás. Mestre em Nutrição, com ênfase em Ciências dos Alimentos, pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade de Brasília (2008). Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás (2005). Professora Assistente II do curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins. Tutora da Residência Multiprofissional Saúde da Família e Comunidade em Palmas/Tocantins. Atuou como coordenadora de cursos de graduação por 3 anos e meio, sendo coordenadora do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Tocantins de abril/2013 a maio/2014 Tem experiência como docente há 10 anos em faculdades como Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Universidade Paulista-DF, Faculdade Anhanguera (Anápolis) e no Centro Universitário Unieuro (DF). Foi gerente de Produção da Indústria de Alimentos do Grupo QG (2012/2013).Nutricionista do Grupo QG de 2006 a 2013. Consultora de Unidades de alimentação e nutrição. Tem experiência na área de planejamento, execução, avaliação e controle, atuando principalmente em áreas de Alimentação Coletiva e Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2017-11-07

Como Citar

Sales, G. da S., Nolêto, F. C. M., & Rocha, T. E. da S. (2017). PERCEPÇÕES DE MÃES SOBRE A PRÁTICA DO ALEITAMENTO MATERNO E DA INTRODUÇÃO DA ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR. Revista Contexto & Saúde, 17(33), 98–110. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.98-110

Edição

Seção

Nutrição & Saúde