ACOMPANHAMENTO DE USUÁRIOS COM TUBERCULOSE: ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS NOS PRONTUÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2017.32.15-24Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde. Tuberculose. Prontuários.Resumo
Analisar a qualidade dos dados e informações registrados pelos profissionais de saúde da atenção básica em relação ao tratamento de usuários com tuberculose. Método: Trata-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa, realizada em nove Unidades Básicas de Saúde da zona urbana do município de Pau dos Ferros, interior do Rio Grande do Norte. Dados coletados no período de fevereiro a março de 2014 por meio de um instrumento próprio, do tipo checklist, o qual continha questões envolvendo o usuário no que se refere ao tratamento para tuberculose, tais como início e tipo da doença, sintomas iniciais, reações adversas, realização de baciloscopia e exame de escarro, presença de bactérias multirresistentes, medicações utilizadas, orientações dos profissionais de saúde, registro de visitas domiciliares, Tratamento Diretamente Observado (TDO), comorbidades, presença da ficha do SINAN no prontuário ou livro de registro e realização de outros exames fora os de tuberculose. Os resultados evidenciaram a má qualidade dos registros e a ausência de dados e informações importantes que deveriam constar nos prontuários, o que compromete a qualidade da assistência prestada aos usuários, haja vista que detalhes essenciais de suas condições estão sendo negligenciados. Nesse sentido, espera-se que os achados desta pesquisa possam contribuir para o aperfeiçoamento dos aspectos discutidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.