A ENFERMAGEM PEDIÁTRICA ANTE ÀS REPERCUSSÕES DO CUIDAR DA CRIANÇA ONCOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

  • Vanessa do Nascimento Silveira Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago
  • Danúbia Moraes Legramante Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago
  • Greice Machado Pieszak Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago
Palavras-chave: Enfermagem pediátrica, Enfermagem oncológica, Família.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo narrativa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que tem por objetivo analisar as publicações sobre oncologia pediátrica e as implicações para o cuidado de enfermagem. A busca foi realizada em fevereiro de 2016, na base de dados Literatura Latino-Americana e do Cari­be em Ciências da Saúde (LILACS), utilizou-se os seguintes descritores: “Enfermagem Pediátrica” and “Enfermagem Oncológica”. A partir da análise de dados, emergiram-se três categorias: A ótica do cuidar da criança oncológica no contexto da família e da equipe de enfermagem; A repercussão dos sentimentos e emoções que permeiam o processo de adoecimento; A promoção da qualidade de vida da criança oncológica e família. Nesse sentido, conclui-se que a equipe de enfermagem, não deve limitar-se apenas aos protocolos terapêuticos, mas também incluir ações humanizadas que valorizem a participação constante da família nesse contexto, visto que a cura não deve ser baseada apenas no restabelecimento biológico, mas no bem-estar e qualidade de vida dessas crianças.

Biografia do Autor

Vanessa do Nascimento Silveira, Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago

Acadêmica doX Semestre de Enfermagem na Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago. Bolsista Voluntária do projeto de Extensão "Promoção da Saúde da Criança por meio do crescimento e desenvolvimento infantil. Integrante do grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (GEPSE). Integrante do Grupo de pesquisa cuidado à saúde das pessoas, famílias e sociedade (PEFAS).

 

Danúbia Moraes Legramante, Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago
Acadêmica do X Semestre de Enfermagem na Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago. Integrante do grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde e Enfermagem (GEPSE).
Greice Machado Pieszak, Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Campus de Santiago
Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do curso de graduaçao em enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missoes, campus de Santiago.
Publicado
2016-12-22
Como Citar
do Nascimento SilveiraV., Moraes LegramanteD., & Machado PieszakG. (2016). A ENFERMAGEM PEDIÁTRICA ANTE ÀS REPERCUSSÕES DO CUIDAR DA CRIANÇA ONCOLÓGICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Contexto & Saúde, 16(31), 34-42. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2016.31.34-42
Seção
Enfermagem & suas contribuições para prática