EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS ADAPTADOS PARA PACIENTES ASMÁTICOS: RELATO DE CASOS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.23.59-66Palavras-chave:
Asma – Exercício - PrescriçãoResumo
A associação entre a asma e o sedentarismo pode ser observada nos dias de hoje, onde o indivíduo asmático tende a adquirir hábitos de vida sedentários devido a dificuldades em tarefas cotidianas que tenham alguma exigência física acima das condições basais. Neste contexto, um programa de exercícios físicos que seja adequado às particularidades de cada indivíduo, tende a obter uma maior adesão e resultados benéficos para cada indivíduo. Portanto, este estudo tem como objetivo avaliar a uma proposta de um Programa de Exercícios Físicos Domiciliares (PEFD) na capacidade funcional respiratória de indivíduos asmáticos. Trata-se de um estudo prospectivo com 6 pacientes asmáticos submetidos 12 semanas de intervenção PEFD. Os indivíduos receberam orientações de como realizar em casa os exercícios físicos de alongamentos, além da prescrição de exercício abdominal e respiratório do programa. Foi realizado entrevista, espirometria e teste de caminhada de 6 minutos antes e depois do PEFD. Os resultados sugerem que o programa pode ser capaz de beneficiar indivíduos com asma. Os benefícios puderam ser percebidos através de uma menor sensação de fadiga e de dispnéia durante atividades diárias e também durante um esforço físico. Portanto, o PEFD parece ser uma estratégia de tratamento não farmacológico que pode ser coadjuvante no atendimento à população asmáticaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.