EDUCAÇÃO NUTRICIONAL EM SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.58-62Palavras-chave:
Educação alimentar e nutricional, pacientes ambulatoriais, acolhimento.Resumo
A atividade de promoção à saúde e prevenção de agravos em sala de espera é um dos pilares da Política Nacional de Atenção Básica. O trabalho que segue se trata de um relato de experiência que tem por objetivo narrar três atividades realizadas em sala de espera em uma Estratégia de Saúde da Família do município de Ijuí-RS, buscando a prevenção e promoção da saúde para os usuários que frequentam a unidade, garantindo a estas pessoas acesso rápido, fácil e seguro a informação sobre cuidados em saúde. As atividades educativas tiveram como base os problemas de saúde mais presentes no serviço relatados pelos profissionais de saúde que trabalham no local. Podemos dizer que é gratificante para nós profissionais da nutrição ver o envolvimento dos usuários nas temáticas, visto que, esta possibilita ao profissional multiplicar e transmitir conhecimento para os usuários, fazendo promoção e prevenção da saúde, a fim de proporcionar melhora da qualidade de vida e humanizar o ambiente da ESF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Saúde, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de setembro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem à Revista Contexto & Saúde o direito de primeira publicação.