FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DE USUÁRIOS POR SERVIÇO HOSPITALAR NO ACESSO A REDE DE SAÚDE

Autores

  • Marcos Aurélio Matos Lemões Universidade Federal de Pelotas
  • Cesar Francisco Silva da Costa Docente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Rio Grande – FURG. Pesquisador do Grupo de pesquisa Processo Saúde Doença vinculado a Universidade Federal do Rio Grande FURG-RS.
  • Liamara Denise Ubessi Psicóloga, Enfermeira, Sanitarista, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel, membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde Mental e Saúde Coletiva, bolsista Demanda Social CAPES, acadêmica de Filosofia pela UFPel.
  • Celmira Lange Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – EERP/USP. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel, membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN.
  • Patricia Mirapalheta Pereira llano Enfermeira, Mestre em Enfermagem e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Bolsista demanda social- CAPES.
  • Janaina Amorim de Avila Enfermeira. doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.37-44

Palavras-chave:

Hospitalização, Sistema Único de Saúde, Acesso aos serviços de saúde, Rede de cuidado continuado de saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar os fatores determinantes da escolha de usuários quanto a um serviço de saúde hospitalar. Método: Pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva, realizada em 2008, no serviço de Pronto Atendimento de um hospital na região sul do Rio Grande do Sul, com 19 usuários, por meio de entrevista semiestruturada. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, conforme Parecer nº 26/2008. Resultados: O identificado como acolhimento, vínculo, higienização do local, resolutividade do serviço, encaminhamento e orientação médica foram fatores na escolha dos usuários pelo serviço hospitalar. Discussão: A escolha do usuário ainda é determinada pelo modelo hegemônico de atenção. Conclusões: O estudo pode ser usado como dispositivo de problematização do acompanhamento do usuário no sistema de saúde e da rede de atenção.

Biografia do Autor

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeiro, Mestre em Enfermagem e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Condições Crônicas e suas Interfaces – NUCCRIN, Pesquisador do Grupo de pesquisa Processo Saúde Doença vinculado a Universidade Federal do Rio Grande FURG-RS. bolsista Demanda Social CAPES.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Lemões, M. A. M., da Costa, C. F. S., Ubessi, L. D., Lange, C., llano, P. M. P., & Avila, J. A. de. (2015). FATORES DETERMINANTES NA ESCOLHA DE USUÁRIOS POR SERVIÇO HOSPITALAR NO ACESSO A REDE DE SAÚDE. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(29), 37–44. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.29.37-44

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática