PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS EM TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Nayara Mendes Cruz Enfermeira. Especialização em Gestão em Saúde. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE, Brasil.
  • Jhenne Daynny Aristides Cruz Enfermeira pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Petrolina, PE, Brasil
  • Amanda de Figueiroa Silva Carmo Enfermeira. Especialização em Dor e Acupuntura. Mestre em Saúde Materno Infantil Pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Professora Assistente I da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE, Brasil.
  • Laísla Alves Moura Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil.
  • Daniela de Alencar Lubarino Enfermeira do Hospital Dom Malan/Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Especialização em andamento em Vigilância Sanitária pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Petrolina, PE, Brasil.
  • Rodolpho Kleber Malta Brito Médico do Programa Mais Médicos. Especialista em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.62-66

Palavras-chave:

Úlcera por pressão, Segurança do paciente, Cuidados de enfermagem

Resumo

Conhecer a percepção dos enfermeiros acerca da prevenção de úlceras por pressão para a segurança do paciente. Pesquisa qualitativa desenvolvida em um Hospital Universitário, por meio de uma entrevista semi-estruturada. Aplicou a análise de conteúdo. Revelou o desconhecimento da existência de protocolos de prevenção de úlceras pelos profissionais, os que utilizavam, não faziam frequentemente. A mudança de decúbito foi a conduta mais referida. Há disparidade entre as condutas realizadas na prevenção de úlceras e nas bases científicas, isso pode acarretar danos ao tratamento. Faz-se necessário a padronização das condutas por meio de instrumentos gerenciais a fim de proporcionar cuidado seguro.

Downloads

Publicado

2015-03-09

Como Citar

Cruz, N. M., Cruz, J. D. A., Carmo, A. de F. S., Moura, L. A., Lubarino, D. de A., & Brito, R. K. M. (2015). PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO E SEGURANÇA DO PACIENTE: PERCEPÇÕES DE ENFERMEIROS EM TERAPIA INTENSIVA. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 62–66. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.62-66

Edição

Seção

Enfermagem & suas contribuições para prática