ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE ABDOMINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Juliana Rockenbach Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Mohr Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Eliane Roseli Winkelmann Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.34-40

Palavras-chave:

Diástase abdominal, Eletroestiulação neuromuscular, Corrente Russa, Músculo reto-abdominal

Resumo

A corrente alternada de média frequência (corrente russa) é utilizada para aumentar a força muscular e pode ser usada para tratamento de diástase do músculo reto abdominal (DMRA). Pode ser definida como a separação dos ventres musculares que ocorre durante a gestação e deve ser tratada em período de puerpério. Este estudo tem como objetivo buscar na literatura evidências disponíveis sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular, através da Corrente Russa no tratamento da diástase abdominal. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. As bases de dados online selecionados foram Pubmed, Periódicos Capes, Google acadêmico e TripDatabasee os descritores de assunto utilizados foram:estimulação elétrica, terapia de estimulação elétrica, diástase, músculos abdominais.Foram incluídos na revisão 3 artigos sendo selecionados somente estudos clínicos que tinham relação com a definição e o tratamento da diástase abdominal, bem como a estimulação elétrica neuromuscular. Concluímos que existem poucas evidências disponíveis sobre o uso da estimulação elétrica neuromuscular, através da corrente russa no tratamento da diástase abdominal que possam comprovar sua eficácia.

Biografia do Autor

Juliana Rockenbach, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Fisioterapeuta, Especialista em Fisioterapia Dermato-FuncionalpelaUniversidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.


Fernanda Mohr, Universidade Regional do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Acadêmica de Fisioterapia da UNIJUÍ, bolsista PROBIC/FAPERGS de Iniciação Científica.

Eliane Roseli Winkelmann, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares, Docente, pesquisadora e chefe do Departamento de Ciências da Vida – DCVida da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI.

Downloads

Publicado

2013-10-10

Como Citar

Rockenbach, J., Mohr, F., & Winkelmann, E. R. (2013). ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA NEUROMUSCULAR NO TRATAMENTO DA DIÁSTASE ABDOMINAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Contexto & Saúde, 12(22), 34–40. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2012.22.34-40

Edição

Seção

Artigos