PREVALÊNCIA DE CÂNCER ENTRE USUÁRIOS DE UM HOSPITAL LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carina Siqueira Martelli da Silva UFSM
  • Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman UFSM
  • Elenir Fedosse UFSM
  • João Felipe Peres Rezer UNIJUI/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.23-27

Palavras-chave:

Câncer, epidemiologia descritiva, planejamento em saúde

Resumo

O câncer tem sido relatado como uma das mais graves e prevalentes doenças humanas que acomete toda a sociedade. Este estudo caracteriza-se como descritivo, com abordagem quantitativa, desenvolvido a partir da base de dados do Sis/RHC de um hospital referência para o tratamento do câncer na região central do Rio Grande do Sul. Os resultados encontrados revelam uma baixa prevalência de tumores de cabeça e pescoço e uma alta prevalência de tumor de mama, outros tipos como estômago, esôfago e pele também apresentarem-se prevalentes mas com menor número de usuários acometidos. Conclui-se que há necessidade de maior cobertura dos programas de rastreamento, investimentos na prevenção primária e secundária, detecção precoce e tratamento em tempo oportuno para produzir resultados favoráveis nos indicadores de saúde, visando o aumento da qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

Carina Siqueira Martelli da Silva, UFSM

Possui graduação em Nutrição-UNIFRA, Especialização em Hemato-Oncologia -UFSM e Mestrado em Ciências da Saúde- UFSM

Priscila de Oliveira Bolzan Bonadiman, UFSM

Mestre em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, enfermeira do Serviço de Hematologia-Oncologia do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Elenir Fedosse, UFSM

Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professora do Curso de Fonoaudiologia – UFSM.

João Felipe Peres Rezer, UNIJUI/UFSM

Biomédico, Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde (UFSM), Mestre Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica (UFSM),
Doutorando em Ciências Farmacêuticas - Análises Clínicas e Toxicológicas (UFSM), Professor na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ.

Downloads

Publicado

2015-08-17

Como Citar

da Silva, C. S. M., Bonadiman, P. de O. B., Fedosse, E., & Rezer, J. F. P. (2015). PREVALÊNCIA DE CÂNCER ENTRE USUÁRIOS DE UM HOSPITAL LOCALIZADO NA REGIÃO CENTRAL DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Contexto &Amp; Saúde, 15(28), 23–27. https://doi.org/10.21527/2176-7114.2015.28.23-27

Edição

Seção

Contexto & Saúde - Geral